Estudo indica bebida diária que reduz risco de diabetes em 25%
Entenda como o consumo moderado de uma bebida muito popular pode diminuir o risco de diabetes tipo 2 e contribuir para uma vida mais longa
Em contraste com as antigas visões científicas, recentes estudos têm concluído que a ingestão de uma ou duas xícaras diárias de café pode prolongar a vida e reduzir o risco de doenças crônicas.
Pesquisas elaboradas em grande escala encontraram uma ligação entre o consumo de três a quatro xícaras de café por dia e uma redução de 25% na probabilidade de desenvolver diabetes tipo 2.
Como o consumo de café reduziu o risco de diabetes?
Com cada xícara de café consumida por dia, o risco de diabetes diminui em cerca de 6% até o limite de seis xícaras diárias.
- Estudo revela alimento responsável por 6 mortes por hora no Brasil
- Estudo aponta para fator que aumenta em 31% o risco de demência
- Como adotar hábitos saudáveis e controlar a diabete tipo 2
- Ingrediente encontrado em ultraprocessados aumenta risco de depressão
Contudo, é importante ressaltar que grande parte destes estudos observam correlações, e não necessariamente um nexo causal. Portanto, outros fatores podem estar envolvidos nos resultados, como outros hábitos saudáveis comumente praticados por consumidores de café.
Mesmo assim, o efeito protetor do café foi identificado em pesquisas com mais de um milhão de participantes na Europa, América do Norte e Ásia, e se manteve presente mesmo após considerar outros comportamentos de estilo de vida.
As propriedades do café
O café deve ser reconhecido como muito mais do que um simples veículo de cafeína: ele conta com centenas de compostos que impactam diretamente nosso metabolismo.
No curto prazo, a ingestão de café, especialmente por não consumidores regulares, impulsiona a “resposta de luta ou fuga”. Isso causa um aumento nos níveis de adrenalina, na pressão sanguínea, nos níveis de açúcar no sangue e uma redução na sensibilidade à insulina.
Por outro lado, ao consumir café por muito tempo, o consumidor desenvolve uma tolerância a esses efeitos estimulantes. Desta forma, as desconfortáveis respostas de ansiedade e estresse diminuem e os polifenóis contidos no café passam a agir, trazendo benefícios à saúde.
O café possui um alto teor de polifenóis— compostos presentes em vegetais e outras plantas que conferem benefícios à saúde. O ácido clorogênico, por exemplo, um polifenol presente no café, melhora a sensibilidade à insulina e o controle do açúcar no sangue.
Ponderações finais
Embora os benefícios à saúde proporcionados pelo café sejam claros, eles ainda não são suficientes para sugerir que todos devem começar a beber café ou aumentar sua ingestão diária.
O café tem suas desvantagens: dependendo da quantidade consumida, pode perturbar o sono, agravar a ansiedade e provocar dores de cabeça.
No entanto, para os apreciadores do café, é bom saber que a xícara diária de café, além de ser uma delícia e uma fonte preciosa de energia, ainda pode estar contribuindo para a saúde.