Estudo faz descoberta sobre dieta que pode combater diabetes tipo 2

Estudo inovador revela como uma dieta personalizada pode controlar níveis de açúcar no sangue e prevenir o diabetes tipo 2; entenda

Um estudo recente é centro de discussões na área da nutrição e na prevenção de doenças crônicas e metabólicas.

Publicado na revista científica Scientific Reports, ele sugere que uma dieta personalizadacom base no DNA do indivíduo – poderia ser eficaz no controle dos níveis de açúcar no sangue e reduzir as chances de desenvolvimento de diabetes tipo 2.

Estudo sugere dieta personalizada baseada no DNA para combater o diabetes tipo 2
Créditos: iStock/Nattawat Jindamaneesirikul
Estudo sugere dieta personalizada baseada no DNA para combater o diabetes tipo 2

O que o estudo diz?

A pesquisa recrutou 148 indivíduos com níveis elevados de açúcar no sangue e realizou uma série de medidas, entre elas a glicose em jejum e a hemoglobina glicada.

Os participantes tiveram que preencher um questionário para fornecer detalhes sobre a dieta e o consumo regular de alimentos específicos.

Em seguida, foram divididos em três grupos:

  1. grupo: controle, que recebia orientação de um nutricionista;
  2. grupo: intervenção, que recebia a mesma orientação acrescida de um plano alimentar adaptado ao DNA;
  3. grupo: exploratório, que não recebia treinamento e utilizava um aplicativo independente para seguir a dieta orientada pelo DNA.

Resultados observados no final do estudo

Ao final do estudo, aqueles que seguiram uma dieta adaptada ao seu DNA, seja por orientação nutricional ou através do uso do aplicativo, apresentaram melhoras significativas nos níveis de açúcar no sangue quando comparados ao grupo controle.

Os resultados sugerem que uma dieta personalizada de acordo com as características genéticas pode ser mais eficaz na prevenção do desenvolvimento do diabetes tipo 2.

“As nossas descobertas sugerem que a personalização através da adaptação genética dos conselhos dietéticos a um indivíduo pode ter um impacto ainda maior”, afirma Nick Oliver em comunicado. Ele é professor e consultor clínico em diabetes e endocrinologia do Imperial College London, que também é autor sênior do estudo.

Uma dieta personalizada pode ser mais eficaz na prevenção de diabetes tipo 2
Créditos: iStock/nensuria
Uma dieta personalizada pode ser mais eficaz na prevenção de diabetes tipo 2

Conclusão dos cientistas

Apesar dos resultados positivos, os autores ressaltam que o estudo tem algumas limitações. Mais pesquisas e estudos com uma amostra mais ampla de participantes em contextos randomizados e controlados são necessários para confirmar esses achados.

Essa perspectiva apresenta uma possibilidade promissora para a continuação de pesquisas na direção de uma dieta personalizada para os desafios de saúde individualizados, melhorando a eficácia da prevenção e controle de doenças como o diabetes tipo 2.

Afinal, como prevenir diabetes 2?

O diabetes tipo 2, uma condição de saúde séria e em crescimento, pode ser prevenido com uma abordagem proativa e hábitos saudáveis.

A incorporação de práticas saudáveis no dia a dia é fundamental para reduzir o risco dessa doença e melhorar a qualidade de vida, como:

  • Tenha alimentação balanceada: priorize uma dieta rica em verduras, legumes e frutas. Consuma pelo menos três porções de frutas diariamente. Por outro lado, reduza o consumo de sal, açúcar e gorduras, optando por alimentos frescos e naturais.
  • Pare de fumar: pois o tabagismo está associado a um aumento significativo no risco de desenvolver diabetes tipo 2, além de outras doenças graves.
  • Pratique atividade física regularmente: faça exercícios físicos regularmente, dedicando pelo menos 30 minutos todos os dias a atividades que elevem sua frequência cardíaca e promovam a saúde cardiovascular. Caminhar, correr, nadar, dançar ou praticar esportes são excelentes opções.
  • Mantenha um peso saudável: mantenha seu peso sob controle, adotando um estilo de vida ativo e uma dieta equilibrada. Pois a obesidade e o sobrepeso são fatores de risco significativos para o desenvolvimento do diabetes tipo 2.

Além desses passos fundamentais, é essencial manter-se em dia com as consultas médicas e exames preventivos. Conhecer o histórico familiar de diabetes pode ajudar a identificar possíveis predisposições genéticas.

Portanto, compartilhe qualquer sinal ou sintoma incomum com seu médico para um diagnóstico precoce e, por fim, tratamento adequado.