CORONAVÍRUS
Tudo o que você precisa saberÚltimas notícias e tudo que você precisa saber

Estudo liga consumo de café a menor risco de câncer

Estudo sugere um risco reduzido de carcinoma hepatocelular, a forma mais comum de câncer de fígado, em quem consome a bebida regularmente

Por: Redação

Além de estimular o metabolismo e espantar o sono, o café parece ter outro benefício. Cientistas da Universidade Queen, em Belfast, na Irlanda do Norte, observaram uma ligação entre o consumo da bebida e um menor risco de desenvolvimento de carcinoma hepatocelular, o tipo mais comum de câncer de fígado.

O estudo, que analisou os hábitos de consumo de café de 471.779 participantes no Reino Unido, foi publicado no British Journal of Cancer. Os resultados sugeriram que quem toma café tem 50% menos chance de ter a doença, em comparação com aqueles que não consomem a bebida.

xícara de café
Crédito: Liliana Akstein/istcokVoluntários que bebiam café apresentaram menor risco de câncer de fígado

A explicação para essa associação, no entanto, não ficou clara, de acordo com os pesquisadores, e novos estudos serão necessários. Porém, acredita-se que os antioxidantes da bebida tenham papel protetor contra o câncer.

Perfil dos participantes

Mais de três quartos dos participantes do estudo relataram tomar café, a maioria era adepta de tipo solúvel, muito utilizado no Reino Unido. Esses voluntários também eram mais velhos, do sexo masculino e com maior nível de escolaridade, se comparados com os demais.

Eles também eram mais propensos a ser fumantes anteriores ou atuais, consumir níveis mais altos de álcool, ter colesterol alto e eram menos propensos a ter condições crônicas, como diabetes, cirrose, cálculos biliares e úlceras, em comparação com os que não bebiam café.

café solúvel na xícara
Crédito: NikiLitov/istockA maioria dos voluntários tomava café solúvel

Café e câncer

O resultado do estudo não é exatamente surpreendente, porque pesquisas anteriores já apontavam uma ligação entre a bebida e o menor risco da doença.

Acredita-se que o café seja capaz de aumentar o número de enzimas que combatem os radicais livres, responsáveis por algumas doenças, como o câncer, por exemplo.

É importante esclarecer, no entanto, que o consumo diário não irá impedir o aparecimento de enfermidades, mas irá aumentar as defesas do corpo.

Cuidados no consumo

Assim como com qualquer outro alimento ou bebida, é preciso moderação no consumo de café, já que em excesso, ele pode causar insônia, dores de cabeça e problemas gastrointestinais, como refluxo e azia.

Além disso, poucas pessoas sabem, mas não é indicado tomar café logo após a refeição porque a  bebida pode comprometer a absorção de nutrientes importantes para a saúde. Entenda mais aqui.

Compartilhe:

1
Coronavírus: bancos de sangue de SP estão baixos e pedem doações
Desde o Carnaval os estoques de sangue de São Paulo operam em sinal de alerta e a situação ficou ainda …
2
Coronavírus: informações importantes para você não entrar em pânico
A Organização Mundial da Saúde (OMS) declarou situação de pandemia de Covid-19, o novo coronavírus. O termo pode assustar, mas …
3
OMS declara pandemia de coronavírus
A Organização Mundial da Saúde (OMS) declarou situação de pandemia de Covid-19, o novo coronavírus. Mais de 109 países foram …
4
Aprenda a lavar as mãos corretamente para se proteger do coronavírus
A epidemia do coronavírus põe o mundo em alerta. Para se proteger contra o vírus, entretanto, basta um método básico …
5
Coronavírus: Brasil está pronto para lidar com a doença, diz ministro
O Ministério da Saúde confirmou na quarta-feira, 27, o primeiro caso do novo coronavírus no Brasil. O paciente é um …
6
Coronavírus: doença pode se tornar uma epidemia no Brasil?
Desde os primeiros rumores do surto de coronavírus na cidade de Wuhan, na China, em dezembro, uma enxurrada de informações …
7
Brasil registra primeira suspeita de coronavírus
Em nota, a Secretária de Saúde do Estado de Minas Gerais confirmou a primeira suspeita de coronavírus, doença misteriosa que …
8
Doença desconhecida preocupa médicos e autoridades na China
Uma pneumonia viral e com causas desconhecidas tem despertado a atenção de médicos, especialistas e autoridades na cidade Wuhan, região …