Estudo mostra como a vitamina D tem influência direta na psoríase
A gravidade da psoríase foi medida com base na área de superfície corporal afetada, relatada pelos próprios participantes do estudo
Uma pesquisa de 2023 realizada pela Brown University e Massachusetts College, nos Estados Unidos, destacou a influência da vitamina D na psoríase.
De acordo com o estudo, a vitamina D pode desempenhar um papel crucial na modulação da gravidade da psoríase, prevenindo a disseminação das lesões cutâneas.
A psoríase é uma doença crônica de pele, não contagiosa, mediada pelo sistema imunológico. O sistema imunológico ataca erroneamente células saudáveis da pele, causando inflamação e crescimento celular acelerado. A causa exata da psoríase é desconhecida, mas acredita-se que fatores genéticos e ambientais desempenhem um papel significativo.
- Esta fruta, eleita a mais saudável do mundo, previne pedra nos rins
- 6 frutas secas que ajudam a afastar o diabetes, segundo estudo
- Novo exame detecta Alzheimer em 10 minutos
- Pedra nos rins: como o limão siciliano pode ajudar a evitar o problema
Ação da vitamina D na psoríase
Os cientistas sugerem que essa vitamina pode ajudar a controlar a progressão da psoríase, modulando a resposta imunológica e agindo diretamente nas células reparadoras da pele.
Para investigar essa relação, pesquisadores analisaram dados de mais de 40 mil pessoas coletados pela Pesquisa Nacional de Exame de Saúde e Nutrição (NHANES) entre 2003 e 2014. Eles avaliaram os níveis de vitamina D e a gravidade da psoríase em uma amostra representativa da população dos EUA.
Metodologia do estudo
A gravidade da psoríase foi medida com base na área de superfície corporal afetada, relatada pelos próprios participantes. Além disso, foram coletados dados sobre os níveis de vitamina D em amostras de sangue.
Após ajustar os dados para fatores como idade, sexo, raça, IMC e hábitos de fumar, a análise revelou que pessoas com níveis mais baixos de vitamina D apresentavam psoríase significativamente mais grave. Aqueles com maior área de superfície corporal afetada pela psoríase tinham níveis médios mais baixos da vitamina.
Resultados
No grupo com a maior área de superfície corporal afetada, 39% tinham deficiência de vitamina D, comparado a 25% no grupo com menor área afetada.
Os pesquisadores recomendam que pessoas com psoríase consultem seus médicos antes de tomar suplementos de vitamina D, pois a suplementação sem orientação médica pode ser perigosa e interferir com outros medicamentos.
Os resultados preliminares ainda não foram revisados por pares, mas foram apresentados na reunião anual da Sociedade Americana de Nutrição.