Estudo mostra que pílula e DIU aumentam chances de câncer de mama
Um estudo publicado nesta quarta-feira, 6, traz uma notícia preocupante: ainda que pequenas, as chances de mulheres que usam pílulas anticoncepcionais e DIU desenvolverem câncer de mama aumentam. As informações são da “Folha“.
A pesquisa estima que os anticoncepcionais que contêm hormônios elevam em 13 casos a cada 100 mil mulheres a incidência da doença.
Para cada 100 mil mulheres que fazem uso dos medicamentos, 68 adquirem câncer de mama, contra 55 entre 100 mil que não fazem uso do método de contracepção.
- Câncer de pulmão: Anvisa aprova medicamento para estágio inicial da doença
- 7 sinais de câncer de mama diferentes de caroço nos seios
- Estudo revela o que pode aumentar expectativa de vida em 5 anos
- Ingrediente encontrado em ultraprocessados aumenta risco de depressão
A relação entre o uso de anticoncepcionais e o câncer de mama já havia sido estabelecida pela medicina, mas o estudo é o primeiro a avaliar o risco da doença associado às formulações atuais das pílulas e dispositivos anticoncepcionais.
- E o autoexame, ele é mesmo eficiente para a detecção da doença? Um médico explicou qual a importância do exame nessa matéria do Catraca Livre
1,8 milhões de mulheres dinamarquesas foram acompanhadas por mais de uma década. Segundo os pesquisadores, o estudo é limitado, no entanto, porque não leva em conta fatores como atividades físicas, amamentação e consumo de álcool, que também influenciam no risco de câncer.
Uma novidade, no entanto, pode ajudar a diagnosticar a doença ainda mais cedo, o que ajuda nas chances do tratamento e da cura: