Estudo relaciona surgimento de pedra dos rins com alimentação; entenda
No Brasil, a Sociedade Brasileira de Urologia (SBU) estima que 1 em cada 10 pessoas sofra de cálculo renal
No entanto, um novo estudo, publicado pela revista Frontiers in Nutrition, indica que um vilão bastante familiar pode contribuir significativamente para o problema.
Veja um ingrediente familiar que pode causar pedra nos rins
- Esta fruta, eleita a mais saudável do mundo, previne pedra nos rins
- 6 frutas secas que ajudam a afastar o diabetes, segundo estudo
- Entenda o que é câncer no estágio 4 e o que pode ser feito
- Pedra nos rins: como o limão siciliano pode ajudar a evitar o problema
Pedras nos rins, também conhecidas como cálculos renais, são depósitos sólidos formados a partir de substâncias presentes na urina, que se acumulam nos rins, podendo causar dor intensa e outros sintomas ao passarem pelo trato urinário.
No Brasil, a Sociedade Brasileira de Urologia (SBU) estima que 1 em cada 10 pessoas sofra de cálculo renal, condição que afeta principalmente jovens de 25 a 30 anos.
Qual ingrediente aumenta o risco de pedra nos rins?
Segundo o estudo, liderado por Shan Yin, cientista do Hospital Afiliado do North Sichuan Medical College, na China, uma dieta rica em açúcar adicionado pode aumentar consideravelmente o risco de pedra nos rins.
O impacto negativo do açúcar na saúde já é conhecido por muitos, porém o agravante apontado pelo estudo foi sua influência direta no desenvolvimento de pedra nos rins.
A pesquisa, que contou com uma amostra de mais de 28 mil adultos americanos, coletada entre 2007 e 2018, concluiu que aqueles que consumiam grandes quantidades de açúcar tinham uma maior predisposição para o desenvolvimento de cálculos renais – média de 39% a mais em comparação com indivíduos que consumiam baixas quantidades.
“Isso sugere que limitar a ingestão de açúcar adicionado pode ajudar a prevenir a formação de cálculos renais”, afirmou Yin, ao News Wise.
Por que o açúcar aumenta o risco de cálculo renal?
Especialistas sugerem que o açúcar adicionado aumenta a quantidade de cálcio na urina, o que favorece a formação de cálculos renais
Esses açúcares podem levar a pressão alta, obesidade, resistência à insulina e diabetes, condições consideradas fatores de risco para pedra de rins.
Embora mais estudos sejam necessários para explorar mais a fundo a associação entre o açúcar adicionado e a formação de cálculos renais, as descobertas já fornecem informações valiosas.
Afinal, o que é açúcar adicionado?
Açúcar adicionado se refere a qualquer tipo de açúcar ou adoçante incorporado a alimentos ou bebidas durante sua produção ou preparação.
Ele pode, então, estar disfarçadamente presente na alimentação do dia a dia, especialmente nos ultraprocessados, como em bolachas, chocolates, refrigerantes e sorvetes.
Atualmente, uma resolução da Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária), obriga fabricantes a informar no rótulo se o alimento possui alta quantidade de açúcares adicionados.
Como prevenir pedra nos rins?
- Moderar no consumo de açúcar adicionado;
- Limitar também o consumo de alimentos ricos em oxalato;
- Beber bastante água, mantendo a hidratação adequada;
- Reduzir o consumo de sódio;
- Praticar exercícios regularmente;
- Controlar o peso;
- Moderar no consumo de cafeína e álcool.
Realizar exames de rotina regularmente também é fundamental para identificar fatores de risco individuais e ajustar as estratégias de prevenção conforme necessário.
Pessoas com histórico familiar de pedras nos rins ou condições médicas específicas podem necessitar de cuidados personalizados.
Ao adotar essas práticas, é possível reduzir significativamente o risco de desenvolver pedra nos rins. A prevenção é a chave para manter a saúde renal e garantir uma vida plena e livre de desconfortos associados a essa condição.