Estudo revela 6 hábitos indispensáveis para quem quer emagrecer
Os pesquisadores identificaram que as pessoas que tiveram mais sucesso na perda de peso tinham hábitos em comum; veja quais são eles
Um estudo, focado em hábitos alimentares, revelou alguns comportamentos que são essenciais para quem deseja emagrecer de maneira saudável.
O estudo, que contou com a participação de 811 pessoas, foi conduzido pelo Pennington Biomedical Research Center em parceria com a Harvard T.H. Chan School of Public Health e o Brigham and Women’s Hospital.
Ao final do estudo, os participantes perderam em média de 3 a 3,5 quilos. Além disso, os pesquisadores se deram conta de que as pessoas com sobrepeso e obesidade que perderam mais peso durante o estudo seguiam os mesmos hábitos.
- 7 indícios de que você sofre de intolerância à lactose
- Estudo aponta para fator que aumenta em 31% o risco de demência
- Parente com demência? Estes são os principais sinais aos quais se atentar
- Depressão nos homens: entenda por que os sintomas podem ser diferentes dos das mulheres
Quais são os 6 hábitos indispensáveis para emagrecer?
-
Aumentar o consumo de proteínas
Pessoas que comem mais proteínas perdem mais peso do que aquelas que consomem menos. Isso ocorre porque a digestão do nutriente consome mais calorias e promove maior saciedade, o que reduz o apetite e a ingestão calórica.
Esse hábito pode ser incluído facilmente em uma alimentação, com o consumo de carnes magras, ovos, leguminosas e produtos lácteos com baixo teor de gordura.
-
Aumentar a ingestão de fibras
Além disso, pessoas que aumentaram o consumo de fibras em sua dieta perderam significativamente mais peso, aproximadamente 10 quilos, segundo o estudo.
A fibra ajuda no controle do apetite e na redução do consumo frequente de calorias. Portanto, alimentos ricos em fibras, como frutas, vegetais e grãos integrais, acabam sendo grandes aliados.
-
Não comer ou evitar ao máximo alimentos ultraprocessados
Cortar alimentos ultraprocessados da dieta também foi um comportamento observado entre os participantes que perderam mais peso ao longo do estudo.
Os alimentos ricos em açúcares, gorduras saturadas e aditivos artificiais, como biscoitos, refrigerantes, sorvetes e bebidas lácteas, acabam atrapalhando a perda de peso.
Esses ultraprocessados não apenas aumentam o consumo calórico como também oferecem poucos nutrientes para o corpo.
-
Seguir uma alimentação variada
Alimentar-se de forma equilibrada e diversificada mantém o prazer na alimentação e ajuda a evitar a sensação de fome e frustração por não comer o que tem vontade.
No estudo, quem variou nos alimentos consumidos reparou até mesmo em reduções nas medidas da cintura.
-
Praticar mais atividade física
O estudo demonstrou que pessoas que aumentaram sua atividade física, como caminhar mais ou praticar exercícios regularmente, conseguiram manter o peso perdido ao longo do tempo.
-
Melhorar a qualidade do sono
Aqueles que dormiam bem tinham menos probabilidade de recuperar o peso perdido.
Por outro lado, dormir mal pode aumentar o desejo por alimentos ricos em gordura e açúcar, prejudicando a dieta.