Estudo revela por que café ajuda no controle do diabetes
Bebida atua na prevenção dos danos causados pelos radicais livres, evitando complicações causadas por algumas condições
Estudo realizado pelo Centro de Neurociências e Biologia Celular da Universidade de Coimbra (CNC-UC) descobriu que cafeína, polifenois (substâncias com função antioxidante), e outros ativos naturais encontrados no café, atuam diretamente na redução da gravidade da doença hepática gordurosa não alcoólica em pessoas com excesso de peso e diabetes tipo 2.
De acordo com a literatura médica, a doença hepática gordurosa não alcoólica é quando o paciente não consome álcool, mas ainda assim acaba com o fígado gorduroso. Essa condição engloba doenças desde simples fígado gorduroso até hepatite e cirrose hepática. As principais causas são diabetes, hipertensão, sobrepeso ou obesidade, níveis elevados de colesterol e hipotireoidismo.
Já pacientes com diabetes, especialmente diabetes tipo 2 , têm resistência à insulina levando a níveis elevados de açúcar no sangue. O diabetes pode estar associado a outras doenças relacionadas ao estilo de vida, como colesterol alto e hipertensão. Todas essas doenças levam a depósitos de gordura no fígado, que causam a condição chamada fígado gorduroso. Isso pode evoluir para causar inflamação do fígado, que é chamada de hepatite, levando a danos no fígado e cirrose hepática.
Contud0, especialistas afirmam que o consumo de café deve ser moderado e, o mais importante, serve apenas para complementar a principal terapia necessária para tratar a causa raiz do problema do fígado.
Como o café controla o diabetes?
Segundo os resultados do estudo, o café atua na prevenção dos danos causados pelos radicais livres. Ou seja, os radicais livres, que resultam em estresse oxidativo, funcionam como o principal mecanismo que leva à inflamação ou dano hepático em pacientes com diabetes.
Ainda de acordo com os especialistas, esse é o mesmo mecanismo pelo qual vegetais de folhas verdes frescas, frutas frescas e multivitaminas protegem nosso fígado contra diabetes ou colesterol alto.
Especialistas acreditam ainda que alguns componentes do café, incluindo polifenois, ajudam a reduzir o estresse oxidativo no fígado, diminuindo o risco de fibrose e melhorando a homeostase da glicose.
Mas o que isso significa? Dano oxidativo ou dano de radicais livres de oxigênio ocorre sempre que há depósito de gordura no fígado. Por isso essa deposição de gordura nas células do fígado pode causar inflamação do fígado.
Assim, conclui-se que todos esses compostos presentes no café, nos vegetais de folhas verdes, nas frutas frescas e nos multivitamínicos funcionam com base nos mesmos princípios.
Eles diminuem o estresse oxidativo ou os danos dos radicais livres de oxigênio, o que nos ajuda a prevenir a fibrose ou a cirrose. Mas uma vez que a fibrose ou cirrose ocorre, ela não pode ser revertida com café, vegetais de folhas verdes ou frutas frescas.