EUA aprovam uso emergencial de pílula contra covid-19
Paxlovid é indicado a adultos e crianças a partir de 12 anos que tenham testado positivo para a doença
A agência reguladora de medicamentos dos EUA (FDA, na sigla em inglês) aprovou nesta quarta-feira, 22, o uso emergencial da pílula da Pfizer para tratamento do novo coronavírus, doença que causa a covid-19.
O Paxlovid, primeiro tratamento oral para a doença a receber aprovação regulatória no país, é indicado a adultos e crianças a partir de 12 anos que tenham testado positivo para a covid-19 e apresentem alto risco de progressão para casos graves, como internação ou morte. As informações são da agência de notícias Reuters.

Para se utilizado no tratamento de pacientes com covid-19, o medicamento ainda precisa da aprovação dos Centros para Controle e Prevenção de Doenças (CDC), órgão de Saúde americano.
- SP tem 45 praias impróprias para banho no Carnaval
- Cochilo que pode sair caro: um alerta da ciência sobre hipertensão e derrame
- Ansiedade social geralmente é confundida com autismo; entenda
- Risco de demência pode aumentar com baixos níveis dessa vitamina
“O Paxlovid está disponível apenas com receita médica e [o tratamento] deve ser iniciado assim que possível após o diagnóstico de covid-19, e dentro de cinco dias após o início dos sintomas”, diz a nota da FDA.
Segundo a Reuters, a Pfizer garante estar pronta para começar a entrega imediata do novo medicamento.
Testes clínicos mostraram que o antiviral foi 90% eficaz na prevenção de hospitalizações e mortes com pacientes com alto risco de doença grave.