EUA aprovam uso emergencial de pílula contra covid-19

Paxlovid é indicado a adultos e crianças a partir de 12 anos que tenham testado positivo para a doença

22/12/2021 14:41 / Atualizado em 16/02/2022 15:33

A agência reguladora de medicamentos dos EUA (FDA, na sigla em inglês) aprovou nesta quarta-feira, 22, o uso emergencial da pílula da Pfizer para tratamento do novo coronavírus, doença que causa a covid-19.

O Paxlovid, primeiro tratamento oral para a doença a receber aprovação regulatória no país, é indicado a adultos e crianças a partir de 12 anos que tenham testado positivo para a covid-19 e apresentem alto risco de progressão para casos graves, como internação ou morte. As informações são da agência de notícias Reuters.

Agência reguladora dos EUA aprova uso emergencial de pílula contra covid-19 da Pfizer
Agência reguladora dos EUA aprova uso emergencial de pílula contra covid-19 da Pfizer - Lucio Alfonsi / Pixabay

Para se utilizado no tratamento de pacientes com covid-19, o medicamento ainda precisa da aprovação dos Centros para Controle e Prevenção de Doenças (CDC), órgão de Saúde americano.

“O Paxlovid está disponível apenas com receita médica e [o tratamento] deve ser iniciado assim que possível após o diagnóstico de covid-19, e dentro de cinco dias após o início dos sintomas”, diz a nota da FDA.

Segundo a Reuters, a Pfizer garante estar pronta para começar a entrega imediata do novo medicamento.

Testes clínicos mostraram que o antiviral foi 90% eficaz na prevenção de hospitalizações e mortes com pacientes com alto risco de doença grave.