EUA registram caso de infecção sexual rara causada por fungo
O primeiro caso envolveu um homem de 30 anos da cidade de Nova York
Médicos especialistas estão fazendo um alerta sobre um tipo de fungo raro, altamente contagioso, depois que uma micose sexualmente transmissível foi relatada pela primeira vez nos EUA.
Em um comunicado à imprensa, os cientistas da Universidade de Nova Iorque alertaram que Trichophyton mentagrophytes tipo VII é a mais recente de um grupo de infecções cutâneas graves que já chegou aos Estados Unidos.
De acordo como Centro de Controle de Doenças (CDC), dos EUA, o Trichophyton mentagrophytes tipo VII é um fungo sexualmente transmissível.
- Superfungo genital difícil de tratar é detectado em alguns países
- Por que seus mamilos estão coçando? Entenda as causas e soluções
- Como se pega H. pylori, o patógeno que causa câncer no mundo todo
- Marburg: entenda vírus com potencial pandêmico que preocupa a África
O primeiro registro
O relatório da JAMA Dermatology divulgado na quarta-feira relata que o primeiro caso envolveu um homem de 30 anos da cidade de Nova York.
Ele desenvolveu micose em seus órgãos genitais, nádegas e membros depois de relatar ter feito sexo com homens durante uma viagem ao exterior.
Quando o homem voltou para casa, de acordo com o estudo de caso, ele desenvolveu uma erupção cutânea vermelha e com coceira em áreas como virilha, órgãos genitais e nádegas. Testes confirmaram que ele havia contraído o fungo raro.
O que é Trichophyton mentagrophytes tipo VII?
Trichophyton mentagrophytes tipo VII é um fungo resistente a medicamentos que causa doenças de pele em animais e humanos. Sua transmissão pode ocorrer por contato sexual, de acordo com o CDC.
Casos foram encontrados em todo o mundo, de acordo com o CDC, que relatou casos em homens que fazem sexo com homens e em viajantes que desenvolveram micose genital após viajarem pelo Sudeste Asiático.
No relatório, os pesquisadores escreveram que a erupção pode parecer mais uma crise de eczema do que uma infecção por micose, que geralmente se forma em um padrão circular na pele.
A infeção não é fatal, mas pode causar cicatrizes permanentes.
Sintomas de Trichophyton mentagrophytes tipo VII
- Coceira intensa
- Padrões circulares inflamados na pele
- Problemas com cabelos e unhas
- Pé de atleta
Uma ameaça pública emergente
Até agora, 11 casos de micose em Nova Iorque, causados por Trichophyton indotinea, foram associados a viagens para a Ásia, de acordo com um relatório.
Esses casos, disseram os médicos, são resistentes às terapias padrão, incluindo antifúngicos de primeira linha.
O relatório indica que o fungo é uma ameaça emergente à saúde pública. Isso porque causa infecções por micose e às vezes pode não responder à terbinafina, um antifúngico oral de primeira linha.
A terbinafina é um comprimido usado para tratar infecções fúngicas no couro cabeludo e no corpo, unhas das mãos e dos pés, coceira e pé de atleta.