Exame de urina pode prever câncer até 10 anos antes
Teste analisa a presença de mutações em 10 genes para prever a possibilidade da doença no futuro
Um novo exame de urina inovador pode ajudar a detectar o câncer antes que os sintomas apareçam. Isso porque ele verifica mutações genéticas associadas à forma mais comum de câncer de bexiga.
O exame foi testado em amostras de mais de 50.000 participantes que forneceram amostras de urina e foram acompanhados por mais de 10 anos.
Acompanhamento por 10 anos
De acordo com os pesquisadores, um total de 40 pessoas no estudo desenvolveu câncer de bexiga durante a duração de uma década do estudo.
- Já ouviu falar de transplante de sobrancelha? Veja curiosidades sobre o procedimento
- Como reconhecer a deficiência de vitamina K e seus efeitos no corpo?
- Atletas de final de semana: 5 principais fatores que podem levar à artrose do joelho
- Carnes processadas elevam risco de hipertensão, mostra estudo brasileiro
A equipe de pesquisa conseguiu testar amostras de urina de 29 desses participantes, juntamente com amostras de quase 100 participantes semelhantes como controles.
Dos 29 participantes que desenvolveram câncer de bexiga, o teste previu com precisão o futuro câncer de bexiga em 66% dos casos.
Um grupo de 14 desses participantes foi diagnosticado dentro de sete anos após dar sua amostra de urina, dos quais o teste foi capaz de prever o câncer em 86 por cento.
O teste também teve 96% de precisão em prever os participantes que não iriam desenvolver câncer de bexiga no futuro do grupo de controle.
“Identificamos claramente as mutações genéticas adquiridas mais importantes que podem aumentar significativamente o risco de desenvolvimento de câncer em 10 anos”, explicou a autora principal, Florence Le Calvez-Kelm.
Segundo ela, a ideia é usar esse teste para mutações na triagem de rotina para grupos de alto risco.
Grupos de alto risco para câncer de bexiga incluem fumantes e pessoas expostas a carcinógenos da bexiga por meio do trabalho.
“Esse tipo de teste também pode ser usado quando os pacientes procuram seus médicos com sangue na urina, para ajudar a reduzir cistoscopias desnecessárias”, disse Le Calvez-Kelm.
Câncer de bexiga
O câncer de bexiga geralmente começa nas células uroteliais que revestem o interior da bexiga. A maioria dos casos é descoberta no início e, quando tratada ainda na fase inicial, tem boas chances de cura.
Porém, mesmo os cânceres de bexiga em estágio inicial podem voltar após o tratamento bem-sucedido. Por esse motivo, os pacientes geralmente precisam de exames de acompanhamento por anos.
Sintomas e sinais do câncer de bexiga
Mesmo nos estágios iniciais, esse tipo de tumor já pode causar alguns sintomas. Veja alguns deles:
- Sangramento visível na urina;
- Desconforto ao urinar, como dor e ardência;
- Aumento da frequência ou urgência em urinar;
- Dor nas costas.