Exercícios em casa ou academia: o que é melhor para emagrecer, segundo Harvard
Harvard destaca que o sucesso no emagrecimento e na melhora da saúde está ligado mais à frequência e ao prazer com a prática
A rotina acelerada de muitas pessoas torna difícil manter uma frequência em academias. Como alternativa, malhar em casa com equipamentos simples ou aplicativos de treino tem ganhado cada vez mais adeptos. Mas será que treinar em casa é tão eficaz quanto se exercitar na academia para quem busca emagrecimento? Pesquisadores da Universidade de Harvard responderam essa dúvida com base em dados e evidências.
Treinar em casa é eficaz (e econômico)
Um dos maiores atrativos do treino doméstico é a economia: basta um par de halteres, um colchonete e até mesmo uma cadeira resistente para realizar exercícios completos. Além disso, muitos treinos utilizam apenas o peso corporal, como flexões, agachamentos, abdominais e pranchas, que são altamente eficientes para perda de peso e fortalecimento muscular.
Outro ponto positivo é a flexibilidade: você treina quando quiser, sem deslocamento ou horários fixos.

Academia oferece estrutura e motivação
Por outro lado, as academias contam com aparelhos profissionais, maior variedade de exercícios e a presença de instrutores qualificados. As mensalidades, embora representem um custo, podem ser um incentivo financeiro e motivacional para manter o compromisso com a atividade física.
Segundo a publicação de Harvard, “as aulas oferecem companheirismo e oportunidades de desafiar seu corpo. Além disso, os equipamentos robustos proporcionam resistência que seria difícil (e caro) replicar em casa”.

Queima calórica: casa x academia
Harvard também comparou a queima calórica de diferentes atividades físicas realizadas por pessoas de diferentes pesos, durante 30 minutos:
Levantamento de peso na academia:
- 56 kg: 180 calorias
- 70 kg: 216 calorias
Step (pode ser feito em casa ou na academia):
- 56 kg: 210 calorias
- 70 kg: 252 calorias
Esses dados mostram que a perda de peso não depende do local onde se treina, mas sim do tipo de exercício, intensidade e constância. Ou seja, é possível emagrecer em casa tanto quanto na academia, desde que haja disciplina.
Exercícios ideais para fazer em casa
Para obter bons resultados sem sair de casa, é fundamental escolher práticas sustentáveis no longo prazo. Algumas sugestões incluem:
- HIIT (treinamento intervalado de alta intensidade): queima gordura rapidamente em poucos minutos.
- Calistenia: usa apenas o peso do corpo para ganhar força e resistência.
- Dança: além de divertida, é excelente para o sistema cardiovascular.
- Ginástica funcional: trabalha diferentes grupos musculares com movimentos simples.
O melhor exercício é o que você consegue manter
Independentemente do local, o mais importante é encontrar uma atividade que se encaixe na sua rotina e te mantenha em movimento de forma consistente. Harvard destaca que o sucesso no emagrecimento e na melhora da saúde está ligado mais à frequência e ao prazer com a prática do que à estrutura utilizada.