Falta de higiene pode causar dois tipos de câncer; saiba quais

Entenda a importância de uma boa higiene para a sua saúde

Câncer de pênis, associado à falta de higiene, representa 2% de todos os tipos de câncer que atingem o homem no Brasil – iStock/Getty Images
Créditos: Getty Images/iStockphoto
Câncer de pênis, associado à falta de higiene, representa 2% de todos os tipos de câncer que atingem o homem no Brasil – iStock/Getty Images

Desde a alimentação à falta de higiene, vários hábitos da rotina estão associados ao desenvolvimento de diferentes tipos de câncer.

Como por exemplo o câncer de pênis, que está diretamente relacionado à má higiene íntima e é uma das principais causas de amputações do órgão.

Estimativa do Ministério da Saúde mostra que, só no Brasil, todos os anos, aproximadamente 486 homens têm o pênis amputado por complicações causadas pela condição. Os números são baseados em dados do Sistema Único de Saúde (SUS).

Embora seja considerado um tipo raro de câncer, no Brasil representa 2% de todos os tipos de câncer que atingem o homem e é mais mais frequente nas regiões Norte e Nordeste, de acordo com o Instituto Nacional de Câncer (INCA).

Por afetar principalmente a pele que cobre a cabeça do pênis, o risco da doença é maior entre aqueles que não se submeteram à circuncisão (remoção da pele que reveste a glande – a “cabeça” do pênis), o que acaba dificultando uma limpeza adequada.

Além disso, outro fator de predisposição ao câncer peniano é a prática sexual com diferentes parceiros sem o uso de camisinha, que tem o HPV (papilomavírus humano) associado a esse tipo de câncer.

Câncer nas mulheres

Também conhecido como câncer cervical, o câncer de colo de útero é uma doença que se desenvolve de forma lenta e, assim como o câncer peniano, está associado ao Papiloma Vírus Humano (HPV). Mas também pode estar ligada à higiene íntima inadequada.

Ainda sobre o tema, o Journal of Cancer Research and Therapeutics ligou as más práticas menstruais a um risco maior de câncer de colo de útero.

Isso porque, segundo os pesquisadores, práticas menstruais inadequadas podem levar a infecções crônicas, que também são um fator de risco significativo para esse tipo de câncer. “Absorventes de uso único, como absorventes higiênicos, são facilmente classificados como limpos”.

Ainda de acordo com especialistas, “absorventes reutilizáveis, como pano ou copos menstruais, se limpos adequadamente, podem ser considerados higiênicos”.

Um critério considerado indispensável para uma boa higiene durante o estudo foi a lavagem com sabão, seguida de boas práticas de secagem.