Elon Musk, Letícia Sabatella, Anthony Hopkins e outros famosos diagnosticados com autismo

Conheça 9 famosos que receberam o diagnóstico de autismo na fase adulta e compartilharam suas experiências publicamente

01/04/2025 13:32 / Atualizado em 02/04/2025 13:38

O Transtorno do Espectro Autista (TEA) é uma condição neurológica que afeta a comunicação, o comportamento e a interação social de diferentes formas e intensidades.

Muitas personalidades conhecidas publicamente revelaram que receberam esse diagnóstico, ajudando a repercutir mais informações sobre o autismo.

No Dia Mundial da Conscientização do Autismo, celebrado nesta quarta-feira, 2 de abril, conheça alguns famosos que foram diagnosticados com TEA, a maioria na fase adulta.

Relembre 9 famosos que foram diagnosticados com autismo 

  • Elon Musk, 53 anos

O homem mais rico do mundo, dono da Tesla, da SpaceX e do X (antigo Twitter), revelou durante uma participação no programa “Saturday Night Live”, em 2021, ter síndrome de Asperger.

Antes considerada uma condição separada, a síndrome de Asperger foi incluída no Transtorno do Espectro Autista com a atualização do DSM-5, em 2013. Agora classificada no nível 1 do TEA, a condição envolve dificuldades nas interações sociais e na comunicação.

Elon comentou que sempre teve dificuldades com interações sociais e que sua forma de comunicação parecia incomum para os outros. 

Muitas vezes depois de eu dizer alguma coisa eu tenho que dizer que eu estou falando sério para que as pessoas realmente entendam que eu estou falando sério. Isso porque eu nem sempre tenho muita entonação ou variação na forma como eu falo. Na verdade, eu estou fazendo história hoje como a primeira pessoa com Asperger a apresentar o SNL, ou pelo menos a primeira a admitir”, disse o empresário.

O bilionário revelou ter um autismo em um nível leve
O bilionário revelou ter um autismo em um nível leve - Depositphotos/ChinaImages
  • Letícia Sabatella, 54 anos

Em 2023, a atriz brasileira revelou que foi diagnosticada com TEA nível 1 já na fase adulta.

Na ocasião, Letícia disse que ainda estava aprendendo sobre o transtorno e que o diagnóstico veio através de uma investigação médica, acompanhada por uma psiquiatra e um neurologista.

Segundo a atriz, ela começou a estudar atuação numa tentativa de “mascarar” os sintomas. “O fato de eu escolher o teatro, escolher a arte, foi meu mecanismo de aprender a, de algum modo, superar ou acomodar essa realidade, esse modo de ver as coisas, que traz muita hipersensibilidade, uma ingenuidade”, lembrou durante participação no podcast “Papagaio Falante”.

Letícia Sabatella revela diagnóstico de autismo
Letícia Sabatella revela diagnóstico de autismo - Reprodução/YouTube/ Podcast Papagaio Falante
  • Anthony Hopkins, 87 anos

O renomado ator galês, vencedor de dois Oscars, revelou que foi diagnosticado com síndrome de Asperger aos 70 anos, quando sua esposa o incentivou a pesquisar mais sobre o TEA.

Hopkins descreve sua mente como “hiperativa”, o que, segundo ele, o ajuda a decorar rápido e a se concentrar profundamente em seus personagens. 

Além disso, ele explicou em entrevistas que a descoberta o ajudou a entender melhor a si mesmo e a compreender por que passou a vida toda querendo estar sozinho.

"Meu Pai" é comovente e está fazendo sucesso entre os assinantes do streaming
Cena de “Meu Pai”, filme que consagrou Anthony Hopkins com o prêmio de Melhor Ator no Oscar 2021 - Divulgação/California Filmes
  • Greta Thunberg, 22 anos

Greta Thunberg, ativista ambiental sueca, revelou publicamente que foi diagnosticada com autismo aos 12 anos.

Em 2021, ela fez um longo texto em seu perfil no Instagram falando sobre o TEA:

“Aos 12 anos, fui diagnosticada com Asperger, uma forma de autismo. Naquela época, eu não tinha ideia do que isso significava. Quando eu e meus pais dissemos às pessoas que eu era autista, elas sempre reagiram com choque, já que eu não me encaixava no estereótipo de autista.

Hoje, muitos (especialmente meninas) permanecem sem diagnóstico. Muitas vezes, as razões para isso são falta de consciência, preconceitos e o fato de que muitos ainda veem o autismo como uma ‘doença’ ou algo que vai te deixar para trás.

O fato de mais pessoas serem diagnosticadas com autismo, etc., não é porque há uma ‘inflação’ nos diagnósticos, mas porque a consciência está aumentando e muitas pessoas altamente sensíveis experimentam problemas relacionados ao estresse na sociedade moderna, o que lhes dá motivos para suspeitar que estão no espectro.

Em quase todos os lugares, há recursos muito limitados para dar o apoio necessário às pessoas autistas. Sem esses ajustes, o autismo pode se transformar em uma deficiência. Mas, nas circunstâncias certas, pode realmente ser um presente e se transformar em algo de que você – e a sociedade – pode se beneficiar. Infelizmente, hoje o nível de consciência é muito baixo. Muitos ficam sem diagnóstico e, portanto, não receberão a ajuda de que precisam e podem passar a vida inteira acreditando que algo está errado com eles.

Então, vamos todos nos juntar para espalhar a consciência. Isso poderia literalmente salvar vidas. O autismo não é uma doença. Não é algo que você ‘tem’. Definitivamente, não é ‘causado’ por nada como vacina ou dieta. Significa simplesmente que você é um pouco diferente de todas as outras pessoas. E em um mundo onde todos se esforçam para agir, pensar e ter a mesma aparência – ser diferente é realmente algo de que se orgulhar. É por isso que tenho muito orgulho de ser autista“, escreveu Greta.

Greta Thunberg fala sobre autismo
Greta Thunberg fala sobre autismo - reprodução/Instagram/GretaThunberg
  • Leilah Moreno, 40 anos

A cantora e atriz brasileira compartilhou publicamente que recebeu o diagnóstico de autismo quando já era adulta.

Leilah disse que, desde pequena, percebia que se comunicava com as pessoas de forma diferente. Ela começou a investigar aos 16 anos, mas só recebeu o diagnóstico correto depois dos 25.

Eu tinha um mundo muito particular e imenso. Não fui uma autista não-verbal, fui comunicativa, mas tive momentos de isolamento, ainda tenho. Tinha bastante ressaca social. Convivia bem com a família, brincava, mas, sempre que acabava a festa, precisava me isolar. Isso me deixava encucada. Ficava sobrecarregada com barulho, muitas informações“, contou em entrevista ao Gshow.

Foi no palco que ela encontrava mais segurança: “Entendi que quando estava no palco cantando era líder do meu espaço. Tomei a arte como meu hiperfoco que fez com que desenvolvesse a comunicação e socialização, pois eu não conseguia manter uma relação duradoura com ninguém, acabava me afastando das pessoas. Hoje, mais madura, busco estar mais conectada com as pessoas. Entendo que isso tem que fazer parte de mim.”

Leilah Moreno disse que foi diagnosticada com autismo
Leilah Moreno disse que foi diagnosticada com autismo - reprodução/YouTube/zonaV
  • Sia, 49 anos

Em 2023, Sia revelou seu diagnóstico de autismo em uma entrevista no “Rob Has a Podcast“. 

“Durante 45 anos, pensei: ‘Preciso vestir meu traje humano’. E somente nos últimos dois anos eu me tornei totalmente, totalmente eu mesma”, explicou a cantora.

A cantora revelou o diagnóstico publicamente em maio de 2023
A cantora revelou o diagnóstico publicamente em maio de 2023 - Depositphotos/Jean_Nelson
  • Kanye West, 47 anos

Em fevereiro de 2025, Kanye West revelou que foi diagnosticado com autismo, após anteriormente ter sido diagnosticado com transtorno bipolar.

Em entrevista ao podcast “The Download” de Justin Laboy, ele explicou que sua esposa, Bianca Censori, sugeriu uma reavaliação devido a comportamentos que não pareciam se alinhar com o transtorno bipolar.

E aí descobrimos que, na verdade, o que eu tenho é autismo“, disse. O rapper mencionou que o diagnóstico o ajudou a compreender melhor alguns de seus comportamentos passados.

Não tomei mais os remédios desde que descobri que não era bipolaridade, que aquele não era o diagnóstico correto. Estou buscando algo que não bloqueie minha criatividade, porque, obviamente, é isso que eu trago para o mundo. Vale a pena o esforço, desde que todos entendam essa criatividade”, pontuou.

Kanye West diz que Bianca Censori ajudou em seu diagnóstico de autismo
Kanye West diz que Bianca Censori ajudou em seu diagnóstico de autismo - Reprodução/Instagram
  • Susan Boyle, 64 anos

Susan Boyle, cantora escocesa que ganhou fama mundial no programa “Britain’s Got Talent“, revelou em 2013 que foi diagnosticada com síndrome de Asperger.

Antes desse diagnóstico, Boyle acreditava ter sofrido danos cerebrais devido a complicações no parto. Ela descreveu o diagnóstico de TEA como um alívio, pois proporcionou uma compreensão mais clara de suas dificuldades. ​

Agora eu tenho um entendimento muito mais claro do que está errado e me sinto aliviada e relaxada. (…) Não vai fazer diferença nenhuma na minha vida. É apenas uma condição com a qual eu tenho que conviver e superar“, abriu Susan em entrevista ao jornal The Observer na época.

Susan Boyle diz que foi diagnosticada com síndrome de Asperger
Susan Boyle diz que foi diagnosticada com síndrome de Asperger - reprodução/Instagram/susanboyle
  • Jessica Sodré, 39 anos

A atriz, conhecida pela novela “Senhora do destino“, também revelou que faz parte do espectro autista.

Segundo Jessica, ela tinha dificuldade de lidar com a fama e sofria com a fobia social. Foi quando decidiu investigar o que poderia ser.

O que acontecia [quando era muito assediada por espectadores da novela] era um processo traumático para mim. Há alguns anos, entendi por que foi assim. Tenho diagnóstico de autismo e TDAH. Isso muda a forma como a gente se relaciona no mundo. Eu não entendia as pessoas nem o modo como elas agiam. Era como uma incapacidade de perceber as nuances“, contou em entrevista ao O Globo.

Atualmente, Jessica usa seu perfil no Instagram para repercutir informações sobre o TEA, confira:

O Dia Mundial da Conscientização do Autismo é uma data essencial para disseminar informação e reduzir o estigma em torno do TEA.

O reconhecimento de figuras públicas dentro do espectro ajuda a ampliar esse debate e a inspirar muitas outras pessoas a se conhecerem melhor e a buscarem apoio.