Famosos diagnosticados com autismo e que falam sobre a condição
Confira algumas personalidades que ajudam a desconstruir o estereótipo do espectro
Autismo, ou transtorno do espectro autista (TEA), refere-se a uma ampla gama de condições caracterizadas por desafios com habilidades sociais, comportamentos repetitivos, fala e comunicação não-verbal. Alguns dos famosos mais conhecidos da história hoje foram diagnosticadas com a condição.
Embora aprender a gerenciar os sintomas leve tempo e prática, uma coisa é certa: pessoas com TEA podem alcançar o sucesso em suas áreas de interesse.
Veja alguns famosos com autismo:
Greta Thunberg
A ativista ambiental sueca GretaThunberg, 20 anos, foi diagnosticada com Síndrome de Asperger, agora classificada como Transtorno do Espectro Autista nível 1, aos 11 anos de idade. Embora reconheça algumas dificuldades por causa de seu diagnóstico, Thunberg diz que dependendo das circunstâncias, “ser diferente é um superpoder”.
- Mais do que tempero, alecrim é eficiente para memória e muito mais
- Autismo: saiba motivo que leva ao aumento expressivo de casos da doença
- Hábitos diários para ajudar a reduzir o risco de demência
- Pesquisa revela o que os brasileiros consideram essencial ter em voos longos
Mesmo tão nova, ela já recebeu inúmeras honrarias e prêmios e entrou na lista das 100 Mulheres Mais Poderosas do Mundo de acordo com a Forbes em 2019.
Anthony Hopkins
O ator Anthony Hopkins também está dentro do Transtorno do Espectro Autista nível 1. Pessoas com esse grau de autismo possuem inteligência média ou acima da média. Elas podem ter m uma capacidade verbal acima refinada, com um vocabulário difícil e muito formal para a sua idade. Por outro lado, podem ter dificuldades em compartilhar os seus pensamentos e emoções.
Hopkins, em entrevistas, já assumiu que sempre teve dificuldade em manter amizades mesmo quando adulto, mas credita ao TEA sua habilidade de olhar para as pessoas de maneira diferente e construir um personagem.
Além de ator, ele também músico e dedica-se à pintura de telas desde 2002.
Susan Boyle
A cantora que foi descoberta pelo mundo durante uma participação no programa “Britain’s Got Talent” em 2009 é outro caso de pessoa que se encaixa no espectro. Ela só descobriu a condição quando adulta.
Segundo ela, quando criança, recebeu um diagnóstico errado. “Me disseram que eu tinha danos cerebrais. Eu sempre soube que era um rótulo injusto. Agora eu tenho uma compreensão mais clara do que está errado e me sinto aliviada e um pouco mais relaxada”, declarou.
Elon Musk
https://www.instagram.com/p/CoxtV2bOfGw/
O presidente da Tesla e agora CEO do Twitter também tem o nível 1 de autismo. Ele revelou a condição recentemente, durante sua participação em um programa na TV norte-americana.
Courtney Love
https://www.instagram.com/p/Cb0xD1sMCKR/
A cantora, compositora e atriz norte-americana Courtney Love, que foi casada com Kurt Cobain, foi diagnosticada com Transtorno do Espectro Autista ainda na infância, as 9 anos de idade. A condição foi revelada em sua autobiografia “The Real Story”, em 1997.
Tim Burton
O diretor Tim Burton, de “Edward Mãos de Tesoura” e “A Noiva Cadáver”, embora nunca tenha sido formalmente diagnosticado com autismo, já disse que acredita que tenha o nível 1 da condição, depois de pesquisar sobre o assunto.
Autismo
De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), cerca de uma em cada 100 crianças tem autismo. As características podem ser detectadas na primeira infância, embora muitas pessoas só são diagnosticadas quando adultas.
O DSM-5 — Manual de Diagnóstico e Estatístico de Transtornos Mentais classifica o autismo como um transtorno do neurodesenvolvimento caracterizado por dificuldades de interação social, comunicação e comportamentos repetitivos e restritos.