Conheça os alimentos capazes de provocar azia
A azia é uma sensação de queimação no estômago bastante comum. Segundo a Organização Mundial da Saúde, mais de 20 milhões de brasileiros lidam com esse problema.
E só quem sofre com isso sabe que a sensação pode ser ainda pior à noite. E isso tem uma explicação: a gravidade. Ao deitar, a inclinação faz com que o ácido do estômago vá parar no esôfago, e isso provoca a queimação.
O site Minha Vida fez um artigo para explicar mais sobre esse sintoma. Especialistas esclarecem os cuidados que você deve ter para preveni-la.
- América Central: 5 países para incluir na sua próxima viagem
- Férias com crianças a 40 minutos de São Paulo
- Já ouviu falar de transplante de sobrancelha? Veja curiosidades sobre o procedimento
- Como reconhecer a deficiência de vitamina K e seus efeitos no corpo?
“A azia é causada pelo refluxo de ácido gástrico: ele segue do estômago para o esôfago, como se fosse retornar à boca. Esse refluxo, por sua vez, é causado pelo mau funcionamento de uma espécie de válvula, chamada esfíncter: ela se abre para o alimento passar do esôfago para o estômago e, em seguida, deve se fechar para reter o que foi ingerido e também os sucos gástricos que circulam por ali”, explica o site.
Alguns alimentos são capazes de desencadear esse problema como os condimentados (salsichas e enlatados). Refrigerantes e bebidas gaseificadas também são vilões. Confira alguns alimentos e bebidas capazes de provocar azia:
- Frituras em geral
- Álcool
- Sorvete
- Pimentas
- Chocolate
- Café
- Alimentos gordurosos
- Frituras
- Refrigerantes
- Molho de tomate