Últimas notícias:
Loading...

5 formas de prevenir o aparecimento do câncer de intestino

Seguir hábitos saudáveis reduzem muito as chances do aparecimento deste tipo de câncer

O câncer de intestino ou câncer colorretal é uma doença que pode ser prevenida, pois quase sempre o tumor se desenvolve a partir de pólipos, que são lesões benignas que crescem na parede do intestino. Quando o pólipo é retirado evita-se que ele se transforme em câncer.

O exame preventivo é indicado para a população geral a partir dos 45 anos. Antes a idade recomendada era 50. Porém em casos de histórico familiar, deve-se iniciar o rastreamento mais cedo.

Uma série de hábitos saudáveis ajuda a prevenir o câncer de intestino ou colorretal
Créditos: milorad kravic/istock
Uma série de hábitos saudáveis ajuda a prevenir o câncer de intestino ou colorretal

Exame de rastreamento

O exame de sangue oculto nas fezes pode identificar pequenos sangramentos nas fezes, invisíveis a olho nu, causados por pólipos e tumores de intestino. Se esse exame mostrar alteração, você será encaminhado para fazer uma colonoscopia, procedimento capaz de diagnosticar e mesmo tratar algumas lesões, evitando que elas se transformem em câncer.

Exame de colonoscopia ajuda a prevenir o câncer de intestino
Créditos: ~UserGI15994093/istock
Exame de colonoscopia ajuda a prevenir o câncer de intestino

Outras formas de prevenção

1. Alimentação rica em vegetais, frutas e grãos integrais

De acordo com a American Cancer Society, dietas que incluem muitos vegetais, frutas e grãos integrais têm sido associadas a uma diminuição do risco de câncer de intestino.

Por outro lado, a ingestão de carne vermelha (boi, porco ou cordeiro) e carnes processadas (salsicha, presunto e mortadela) está relacionada a um risco maior da doença.

A recomendação do Instituto Nacional do Câncer (INCA) é limitar o consumo de carne vermelha a no máximo 500 gramas de carne cozida por semana.

2. Exercícios regulares

Uma pessoa que não é fisicamente ativa pode ter uma chance maior de desenvolver câncer colorretal. Por outro lado, manter-se ativo pode ajudar a reduzir esse risco. A recomendação do INCA é fazer atividade física na maioria dos dias da semana.

3. Manutenção de um peso saudável

Estar acima do peso ou obeso aumenta o risco de ter câncer de intestino. Comer de forma mais saudável e aumentar sua atividade física pode ajudá-lo a controlar seu peso.

4. Não fume

Fumar é uma causa bem conhecida do câncer de pulmão, mas também está associada a outros tipos de câncer, incluindo o colorretal.

5. Evite o álcool

O consumo de bebidas alcóolicas também é um conhecido fator de risco para a doença.

O que é o câncer de intestino?

É um tumor maligno que se desenvolve no intestino grosso, que inclui o cólon e o reto. Ele quase sempre se desenvolve a partir de pólipos, lesões benignas que crescem na parede do intestino.

Sinais para se atentar

Observar o seu corpo e ficar alerta aos sinais é uma importante forma de prevenir o agravamento da doença. Os sinais que devem ser observados são:

  • Sangue nas fezes ou nas fezes
  • Hábitos fecais alterados, como fezes finas como lápis; Mudança de constipação para diarreia e vice-versa
  • Palidez, cansaço constante, exaustão, queda no desempenho, perda de peso
  • Endurecimento palpável no abdômen e/ou linfonodos aumentados
  • Dor abdominal que dura mais de uma semana
  • Ruídos intestinais altos, estrondo, flatulência forte e persistente
  • Vontade frequente de defecar

Apesar desses conhecidos sintomas, quando a doença está no início, não é comum a ocorrência deles, por isso é importante a realização de exames preventivos para a detecção precoce.