Nascer é lindo: bebê nasce sentado e foto capta momento exato
Cerca de 3 a 4% dos partos ocorrem com o bebê nesta posição
Desafiador do ponto de vista físico e também emocional, o parto pélvico – que acontece quando a posição da cabeça do bebê está invertida e ele precisa nascer sentado – costuma render imagens impactantes.
A página especializada em imagens de nascimento Birth Without Fear (“Parto Sem Medo”) publicou uma dessas imagens, que correu a internet e se tornou um viral, com mais de 10 mil reações.
https://www.instagram.com/p/BfHfioUHsqb/?taken-by=birthwithoutfear
- Óleo essencial pode reduzir dor e insônia após cirurgia cardíaca
- Como os cheiros podem melhorar a sua dor? Pesquisas mostram que isso é possível
- O que é a técnica de aterramento 5-4-3-2-1? Uma ferramenta simples para combater a ansiedade
- O remédio para o estresse está mais perto do que você imagina – e só leva 20 minutos por dia
O que salta aos olhos nas fotos é o momento em que o bebê sai da barriga, primeiro com os pés e por último com a cabeça, o que define um parto pélvico.
Incomum do ponto de vista estatístico – cerca de 3 a 4% dos partos ocorrem com o bebê na posição sentada -, o parto pélvico pode ser seguro tanto para a mãe quanto para o bebê, ainda que represente um desafio de força física e psicológica para a parturiente, e configure um processo trabalhoso para os profissionais que fazem o parto, já que requer cuidados específicos.
Parto pélvico: o que é?
Na maior parte das gestações, graças à Lei da acomodação fetal – fator responsável por determinar a posição do feto – quando chega o momento do nascimento, os bebês geralmente se encontram de cabeça para baixo, posição mais adequada para a passagem no canal do parto.
Porém, nem sempre isso acontece. Em alguns casos, o bebê permanece sentado na barriga da gestante, o que é chamado de posição pélvica. Assim, em vez de nascer pela cabeça, a criança nasce pelo quadril.
Leia mais: