França alerta contra descongestionantes nasais por risco de AVC

Estes medicamentos são suspeitos de causar ataques cardíacos e derrames, alerta a Agência Nacional Francesa para a Segurança de Medicamentos

A agência francesa de medicamentos alertou as pessoas para não tomarem descongestionantes nasais comuns contendo pseudoefedrina devido ao risco de acidente vascular cerebral (AVC) ou ataque cardíaco associado a eles.

Muitos estão disponíveis na forma de comprimidos orais sem receita médica ou como spray nasal mediante receita médica.

França emite alerta contra descongestionantes nasais por risco de AVC
Créditos: Cinefootage Visuals/istock
França emite alerta contra descongestionantes nasais por risco de AVC

A pseudoefedrina atua estreitando os vasos sanguíneos do nariz, mas também pode estreitar os vasos sanguíneos em outras partes do corpo, o que pode aumentar a pressão arterial e a frequência cardíaca.

“O risco é muito baixo, mas estes eventos podem ocorrer independentemente da dose e da duração do tratamento”, informou a agência.

Outras recomendações

A agência francesa de medicamentos afirmou que está em curso uma revisão destes medicamentos a nível europeu.

Em vez de tomar descongestionante nasal, a agência recomenda que as pessoas umedeçam o nariz com spray de água salgada, durmam com a cabeça elevada, bebam bastante líquido e arejem os ambientes.

A pseudoefedrina também foi sujeita a um maior controlo em alguns países.

No Brasil, a substância é usada em alguns antialérgicos.

Um dos ingredientes ativos utilizados para substituir a pseudoefedrina em alguns descongestionantes nasais, outro medicamento chamado fenilefrina, foi recentemente considerado ineficaz pelos reguladores dos EUA.

Empresas farmacêuticas que fabricam medicamentos de venda livre disseram que participando da reavaliação da segurança, e um relatório ainda será publicado.