França entra em alerta após surto de doença respiratória atípica
O mesmo cenário acendeu o alerta na China no início da semana
A França enfrenta um aumento significativo de casos de doença respiratória atípica entre crianças e adolescentes.
De acordo com a imprensa local, os atendimentos para essa doença aumentaram 36% na semana de 13 a 19 de novembro.
Pneumonia por Mycoplasma pneumoniae
A doença em questão é a pneumonia causada pela bactéria Mycoplasma pneumoniae, a mesma relatada em alguns pacientes chineses, segundo a OMS (Organização Mundial da Saúde).
- Descubra como aumentar o colesterol bom e proteger seu coração
- Entenda os sintomas da pressão alta e evite problemas cardíacos
- USP abre vagas em 16 cursos gratuitos de ‘intercâmbio’
- Psoríase: estudo revela novo possível fator causal da doença de pele
Os sintomas mais comumente apresentados são tosse com falta de ar e febre alta. Alguns pacientes apresentaram quadros de saúde mais graves e estão em unidades de terapia intensiva.
Em alguns casos, os antibióticos convencionais têm se mostrado ineficazes.
Primeiros casos na China
No início desta semana, o surto de uma pneumonia até então desconhecida na China também preocupou as autoridades. A OMS chegou a pedir mais detalhes às autoridades chinesas sobre os casos no país.
O alerta sobre a pneumonia foi soado pelo serviço ProMED, um portal de monitoramento de doenças.
As autoridades chinesas esclareceram que a doença respiratória no país estava sendo provocada por Mycoplasma pneumoniae, que causa um tipo comum de pneumonia bacteriana em crianças.
O governo chinês informou ainda que não houve detecção de nenhum novo patógeno fora do usual, nem sintomas clínicos inesperados.
O surto provocado pelo agente patogénico respiratório ocorre num momento em que a China entra no seu primeiro inverno, depois de aliviar as rigorosas restrições à pandemia.
O que é Mycoplasma pneumoniae?
A Mycoplasma pneumoniae é uma das menores bactérias conhecidas, causadora da pneumonia por Mycoplasma, um tipo de pneumonia bacteriana.
A infecção é frequentemente vista em cenários comunitários de contato próximo, como escolas, bases militares, universidades, asilo e hospitais.
O Mycoplasma pneumoniae se espalha principalmente por meio de gotículas respiratórias, como secreções durante tosse, espirro e coriza.
Essa pneumonia é também chamada de pneumonia atípica porque os sintomas são diferentes daqueles da pneumonia causada por outras bactérias comuns.
Sintomas
Os sintomas costumam ser leves e aparecem ao longo de 1 a 3 semanas. A maioria das pessoas apresenta sintomas de infecção do trato respiratório superior, como:
- febre
- tosse
- dor de garganta
- congestão nasal
- coriza