Fruta aumenta a imunidade e combate Síndrome da Fragilidade

Popular nos lares brasileiros, a fruta possui ação-anti-inflamatória e aumenta a imunidade

Existe uma fruta, muito popular no Brasil, capaz de melhorar a imunidade e reduzir o risco de Síndrome de Fragilidade, quando há maior vulnerabilidade às doenças.

Segundo estudo divulgado pela Escola de Medicina Harvard, em Boston (EUA), este alimento se trata da maçã, que foi analisada por pesquisadores durante 12 anos.

Publicado pela American Journal of Clinical Nutrition, o experimento descobriu que a fruta é capaz de reduzir em até 20% o risco das pessoas manifestarem a Síndrome da Fragilidade, associada à redução de massa muscular e força geralmente entre idosos. A síndrome também torna os pacientes mais vulneráveis a doenças crônicas, infecções e estresses.

O estudo levou em conta as dietas de 1.701 pessoas por 12 anos, concluindo que os flavonoides presentes na maçã ajudam evitar a Síndrome da Fragilidade.

Presentes em frutas como maçã, uva, romã, morango, mirtilo e framboesa, vegetais como brócolis, espinafre, couve e cebola , além de cereais e sementes diversas, os compostos químicos dos flavonoides possuem ação-anti-inflamatória, antiviral, antibacteriana e antialérgica.

Os pesquisadores também descobriram , para cada 10 mg de flavonoides incluídos na dieta diária – o que equivale a quantidade encontrada em uma maçã – o risco de ter a condição caiu 20%.