Últimas notícias:
Loading...

Estas frutas têm o poder de reduzir açúcar no sangue

Comer certas frutas antes de uma refeição pode atenuar o impacto dos carboidratos nos níveis de glicose

Certos alimentos naturais podem ajudar bastante a reduzir o risco da diabetes e os níveis de açúcar no sangue. Os pesquisadores têm apontado insistentemente para os benefícios das frutas cítricas, frutas vermelhas e maçãs.

As descobertas de um estudo da Harvard Health de 2020, publicado no British Medical Journal (BMJ), sugeriram que mesmo uma pequena maçã por dia seria suficiente para prevenir o diabetes.

Frutas têm o poder de reduzir açúcar no sangue
Créditos: Serhii Shleihel/istock
Frutas têm o poder de reduzir açúcar no sangue

O estudo relatou que “as pessoas com maior ingestão de frutas e vegetais e os mais altos níveis sanguíneos de nutrientes derivados de plantas tinham 25% a 50% menos probabilidade de contrair diabetes durante o período do estudo”, se comparadas com aquelas que comiam menos dessas frutas e vegetais.

De acordo com os pesquisadores, bastava “o equivalente a apenas dois terços de uma maçã média ou pouco mais de um terço de uma xícara de frutas mistas por dia”.

Cerca de 340.000 pessoas de oito países europeus participaram do estudo. Isso incluiu 9.754 recém-diagnosticados com diabetes ao longo de uma década.

Os pesquisadores compararam a ingestão de frutas e vegetais dessas pessoas com 13.000 pessoas saudáveis, do grupo de controle.

A pesquisa também analisou os níveis sanguíneos dos participantes de vários nutrientes derivados de plantas diferentes.

O que explica o benefício da maçã?

As maçãs são particularmente saudáveis ​​porque contêm uma ampla gama de nutrientes que podem retardar a digestão de carboidratos.

Os compostos, que incluem quercetina, ácido clorogênico e ácido gálico, também podem ajudar a reduzir o açúcar no sangue.

Ao retardar a digestão, a quantidade de carboidratos que são absorvidos no intestino também diminui.

Em outras palavras, a maçã ajuda a diminuir a quantidade de açúcar que entra na corrente sanguínea para manter o açúcar no sangue estável e evitar os picos.

Outras evidências

Em 2019, uma pesquisa publicada na revista Nutrients descobriu que as maçãs consumidas 30 minutos antes de uma refeição de arroz integral reduziam significativamente o açúcar no sangue pós-refeição.

Um estudo randomizado controlado semelhante, publicado na revista Obesity em 2019, descobriu que combinar frutas congeladas com uma refeição reduziu significativamente os picos de açúcar no sangue pós-refeição.

Os autores observaram que “cranberries, mirtilos, framboesas e morangos melhoram a hiperglicemia pós-prandial e a hiperinsulinemia em adultos com sobrepeso ou obesos com resistência à insulina”.

Frutas vermelhas também ajudam a reduzir os níveis de açúcar no sangue
Créditos: Olha Antonova/istock
Frutas vermelhas também ajudam a reduzir os níveis de açúcar no sangue

Essas frutas também são ricas em fibras, vitaminas, minerais e antioxidantes, tornando-as ideais para controlar o açúcar no sangue.

Apesar dos efeitos benéficos destas frutas na prevenção do diabetes, elas devem ser sempre consumidas dentro de uma alimentação saudável e equilibrada.