Fruta brasileira é considerada a 10ª melhor do mundo; saiba qual e veja benefícios

A fruta ficou entre as melhores do mundo em um ranking do Taste Atlas; conheça os benefícios à saúde

Por Caroline Vale em parceria com Dra. Mônica Glória Neumann Spinelli (Professora de Nutrição do Centro de Ciências Biológicas e da Saúde (CCBS) da Universidade Presbiteriana Mackenzie)
26/03/2025 05:03

A jabuticaba (Myciaria spp), fruta da jabuticabeira, é originária do Brasil, nativa da Mata Atlântica e muito apreciada em nossa cultura, tanto pelo seu sabor quanto por sua versatilidade na culinária.

Jabuticaba traz benefícios à saúde
Jabuticaba traz benefícios à saúde - iStock/Capuski

Suas propriedades vem despertando a curiosidade em outros países, tanto que foi eleita, recentemente, a décima melhor fruta do mundo pelo Taste Atlas.

Quais são os benefícios da jabuticaba?

Pequena, redonda, geralmente de cor roxa ou preta, com uma polpa branca, gelatinosa, de baixo teor calórico, muito doce e rica em nutrientes, a fruta apresenta diversos benefícios para a saúde.

Ela é uma excelente fonte de vitaminas, como a C, importante para o sistema imunológico, e minerais como cálcio e fósforo, que são essenciais para a saúde óssea.

Além disso, contém antioxidantes, como antocianinas, que ajudam a combater os radicais livres, podendo reduzir o risco de doenças crônicas. É rica em fibras, contribuindo para a saúde digestiva. 

Alguns estudos sugerem uma possível ação anti-inflamatória e os antioxidantes, presentes na sua composição, contribuem com a saúde cardiovascular, reduzindo o colesterol LDL e melhorando a circulação sanguínea. 

A casca da jabuticaba (epicarpo) apresenta potencial antioxidante em função de significativos teores de antocianinas, elagitaninos e tocoferóis.

Cascas, flores e folhas

Visando o aproveitamento das propriedades nutricionais das cascas e o alto desperdício dos resíduos (cascas e sementes) gerados na produção de geleias, o curso de Nutrição da Universidade Presbiteriana Mackenzie (UPM) tem investido em pesquisas para aproveitar a fruta na sua totalidade, de forma sustentável, desidratando a casca e transformando-a em farinha.

O produto, inclusive, venceu o Workshop de Alimentos do 2° semestre de 2023, mostrando o seu potencial de aproveitamento.

Além das frutas, as flores e folhas da jabuticabeira também apresentam valor nutricional e podem ser utilizadas em preparações culinárias ou infusões.

Os benefícios da casca de jabuticaba
Os benefícios da casca de jabuticaba - iStock/NNehring

Cultivo fora do país

Embora a jabuticaba não seja tão comum fora do Brasil, seu cultivo tem se espalhado por alguns países como Argentina, Paraguai, Portugal e em algumas regiões mais quentes dos Estados Unidos, contribuindo para que a fruta seja cada vez mais apreciada em diferentes partes do mundo.

O período de frutificação da jabuticabeira varia de acordo com a região e as condições climáticas, mas, geralmente, ocorre entre os meses de setembro e dezembro.

Em algumas áreas, a jabuticabeira pode produzir frutos em outras épocas do ano, especialmente se as condições forem favoráveis.

A frutificação pode ser abundante, e as árvores podem ter várias colheitas ao longo do ano, dependendo da variedade e do manejo. Estima-se que a produção esteja entre 20 mil e 30 mil toneladas/ano.

Como consumir?

A projeção da culinária brasileira no mundo tem contribuído para a divulgação da jabuticaba, devido à versatilidade da fruta e ao seu amplo potencial de apreciação, como:

  • In natura: a forma mais simples e popular de consumir jabuticaba fresca;
  • Desidratadas: em bolos, iogurtes, sucos e molhos;
  • Congeladas: molhos, sucos, caldas e sobremesas.

Ideias de preparações:

  • Geleias e compotas: a jabuticaba é frequentemente utilizada para fazer geleias, compotas e conservas;
  • Sucos e smoothies: a fruta pode ser batida para fazer sucos ou smoothies, proporcionando uma bebida refrescante e nutritiva;
  • Licores: pode ser utilizada na produção de licores, que são bebidas alcoólicas doces e aromáticas;
  • Doces e sobremesas: a fruta pode ser incorporada em diversas receitas de doces, como tortas, bolos e pudins;
  • Sorvetes e gelados: é uma excelente opção para a produção de sorvetes e gelados, oferecendo um sabor único;
  • Molhos agridoces: para acompanhamento de preparações culinárias harmonizar com carnes;
  • Drinks: tanto alcoólicos quanto não alcoólicos.