Fruta rara e eleita a mais saudável do mundo é potente contra o câncer
A fruta exótica vem sendo estudada pela ciência nos últimos anos; conheça os benefícios
Fruta típica da Ásia, o mangostin, também conhecido como mangostão, ganhou destaque tanto por seu sabor quanto pelos benefícios à saúde.
Inclusive, conhecida como “rainha das frutas”, ela acabou eleita a mais saudável do mundo pelo site TasteAtlas.
O que torna o mangostin tão especial?
O mangostin é uma fruta rara, com uma polpa branca e sabor adocicado, envolta por uma casca roxa espessa. Ela prospera em climas tropicais.
- Pernambucanas oferece ingresso para Mufasa: O Rei Leão, com nova coleção em parceria com a Disney
- Cientistas revelam possível causa para o surgimento do Parkinson
- São Caetano inaugura parque linear na Kennedy e entrega Cidade das Crianças revitalizada
- Viajar sozinha no Brasil: 3 lugares para uma experiência transformadora
Por ser incomum, o preço tende a ser elevado, mas seus benefícios justificam o investimento.
Além de vitaminas B e C, a fruta contém minerais como ferro, potássio e magnésio, e é rica em fibras e proteínas, auxiliando na nutrição geral do organismo.
Quais os benefícios do mangostin para a saúde?
A casca do fruto possui taninos, compostos usados pela indústria farmacêutica para tratar problemas como diarreia e disenteria.
Além disso, os antioxidantes presentes na casca da fruta, os xantonas, retardam o envelhecimento celular e previnem doenças.
Os antioxidantes ainda ajudam a proteger o corpo contra os radicais livres, que danificam as células e aceleram o envelhecimento.
Mangostin X Câncer
Pesquisas sugerem que os compostos presentes na casca do mangostin possuem propriedades anticancerígenas.
Inclusive, um estudo de 2022, publicado na revista Nature, revelou que os xantonas têm o potencial de impedir a propagação de células cancerígenas, principalmente do câncer de fígado.
Mais estudos são necessários para entender como esses compostos funcionam. Mas a fruta se mostra promissora como uma possível aliada em novos tratamentos contra o câncer.
O mangostin pode ser consumido de diversas formas: in natura, seco ou enlatado. Além disso, ele pode servir de ingrediente em diversas receitas.
Vale destacar a importância de remover a casca ao consumir, pois ela contém uma resina adstringente que pode prejudicar o sabor dos gomos.