Gengivas inchadas e mau hálito podem indicar diabetes
Para pessoas com diabetes, a saúde da boca é uma preocupação adicional, pois elas são mais suscetíveis a doenças orais
Gengivas inchadas, sangrando ou retraídas; dentes soltos e mau hálito persistente são todos sinais de doença gengival. Se você tem diabetes, corre maior risco do problema.
O que é doença gengival?
A doença gengival é uma condição comum que se apresenta em duas formas principais:
- Gengivite: a fase inicial da doença periodontal, em que pode haver inflamação e sangramento das gengivas.
- Periodontite: ema forma mais grave da doença, onde a inflamação se espalha para o osso e tecidos de suporte dos dentes, podendo levar à perda dentária.
Ambas começam com placa bacteriana, uma substância pegajosa que se acumula nos dentes enquanto você come e é composta principalmente de bactérias.
Como o diabetes aumenta o risco de doença gengival?
O diabetes pode aumentar o risco de desenvolver doença gengival por vários motivos. Primeiramente por conta dos níveis elevados de glicose no sangue. Isso pode resultar em níveis também elevados de glicose na saliva, o que cria um ambiente favorável para o crescimento de bactérias na boca. O resultado é uma maior formação de placa bacteriana nas gengivas.
A outra explicação é que o diabetes pode causar problemas de circulação, reduzindo o fluxo sanguíneo para as gengivas. Isso diminui a capacidade do corpo de combater infecções e de manter a saúde gengival.
O outro ponto é que a resposta imunológica de pessoas com diabetes pode estar enfraquecida, tornando-as mais suscetíveis a infecções gengivais. E isso facilita a progressão da gengivite para periodontite.
Por fim, a cicatrização lenta das feridas, comum em pessoas com diabetes, significa que qualquer lesão nas gengivas pode demorar mais para se curar, aumentando o risco de complicações.
Sinais e sintomas da doença gengival
- Gengivas vermelhas, inchadas e sensíveis
- Sangramento ao escovar os dentes ou usar fio dental
- Recessão gengival (gengivas que se afastam dos dentes)
- Mau hálito persistente
- Dentes soltos ou mudanças na mordida
- Formação de pus entre os dentes e gengivas
O que fazer para evitar problemas orais se você tem diabetes?
A Sociedade Brasileira de Diabetes reforça que uma boa saúde bucal deve fazer parte do cuidado com o diabetes.
Segundo a entidade, toda pessoa com diabetes precisa ser encaminhada para exame odontológico e periodontal completo como parte do tratamento inicial da doença, assim que for diagnosticada.
O monitoramento por exame odontológico e periodontal completo deve continuar acontecendo periodicamente, como parte do gerenciamento do diabetes.
Além disso, é fundamental o cuidado de higiene em casa. Isso inclui escovar os dentes várias vezes ao dia, certificando-se de limpar cada superfície.
Outro cuidado é com o fio dental, pelo menos uma vez por dia, para evitar o acúmulo de placa bacteriana, o que pode causar cáries e doenças gengivais.