Gergelim: descubra 8 benefícios para a sua saúde

Natural, torrada ou até mesmo adicionadas em saladas e e receitas diversas, o gergelim oferece muitos benefícios para a saúde

Gergelim é uma semente poderosa em cálcio
Créditos: ALLEKO/istock
Gergelim é uma semente poderosa em cálcio

Rica em antioxidantes, o gergelim é uma semente que oferece muitos benefícios para a saúde, seja no controle da diabetes, redução de peso ou até mesmo prevenindo doenças como aterosclerose, hipertensão e Parkinson.

A semente de gergelim, que também é conhecida como sésamo, é caracterizada pelo grande valor nutricional, que lhe confere alta proporção de proteínas, ácidos graxos poli-insaturados, cálcio, magnésio, vitamina E e fibras.

Pode ser consumida natural, torrada ou até mesmo adicionadas em saladas e receitas como pães, biscoitos e molhos.

Confira a seguir outros 8 benefícios proporcionados pelo gergelim:

1. Reduzir o colesterol

As sementes de gergelim contém fibras solúveis e compostos como a sesamina e os fitoestrogênios que ajudam a reduzir o colesterol “ruim”, LDL, e triglicerídeos no sangue, ao mesmo tempo que promove o aumento dos níveis de HDL, também conhecido como colesterol “bom”.

Dessa forma, o gergelim ajuda a manter o organismo saudável, prevenindo o desenvolvimento de doenças cardiovasculares como aterosclerose, acidente vascular cerebral e infarto.

2. Controlar a pressão arterial

O gergelim é rico em ácidos graxos poli-insaturados, sesamina e vitamina E, que possuem propriedades anti-inflamatórias e antioxidantes, promovendo o relaxamento dos vasos sanguíneos e ajudando a controlar a pressão arterial, podendo ser consumido por pessoas com pressão alta.

3. Combater a prisão de ventre

A semente de gergelim contém lignanos, um tipo de fibra solúvel que ajuda a aumentar o volume das fezes, facilitando o trânsito intestinal e melhorando, assim, a saúde do intestino e combatendo a prisão de ventre.

4. Favorecer a perda de peso

As sementes de gergelim são ricas em proteínas, gorduras saudáveis e fibras, nutrientes que aumentam a saciedade e diminuem a ingestão de calorias, ajudando no controle e na perda da peso, podendo ser inserido na dieta para emagrecer.

5. Ajudar a aliviar a artrite

A sesamina presente na semente de gergelim tem efeitos antioxidantes e anti-inflamatórios, que podem reduzir a dor e melhorar a mobilidade das articulações em pessoas que possuem artrite, sendo uma boa opção para auxiliar no tratamento dessa doença.

6. Promover a cicatrização de feridas

O gergelim possui propriedades antioxidantes que protegem os tecidos conta os danos oxidativos que acontecem após uma lesão.

Por isso, o consumo dessa semente ou a aplicação de óleo de gergelim na região afetada pode ajudar na cicatrização.

7. Prevenir o câncer

A sesamina é o principal ingrediente ativo nas sementes de gergelim e que possui ótima propriedade antioxidante e anti-inflamatória, controlando o estresse oxidativo do organismo e ajudando, por isso, a prevenir o desenvolvimento do câncer.

8. Melhorar os sintomas da menopausa

O consumo diário de sementes de gergelim melhora o estado de saúde de mulheres na menopausa, já que ajuda a reduzir os níveis de colesterol, previne o desenvolvimento da osteoporose e promove o aumento da produção de estrogênios, diminuindo sintomas como ondas de calor e dor de cabeça.

Com informações do site Tua Saúde.