Gretchen faz nova harmonização facial e aparece bem diferente
Cantora mudou o formato do rosto, da boca e a aparência dos dentes
Muito criticada por conta das constantes intervenções estéticas, Gretchen passou novamente por uma transformação facial. Ao contrário do que muitos seguidores da cantora têm comentado nas redes sociais, ela não recorreu a cirurgia plástica, mas, sim, a um procedimento menos invasivo, chamado harmonização facial.
A técnica, a mesma realizada pela cantora Joelma, consiste em injetar ácido hialurônico em pontos estratégicos do rosto e também da boca para dar mais volume ou alterar o formato.
Além do preenchimento, Gretchen também colocou lentes de contato dental, um procedimento que muda a aparência dos dentes e é muito comum entre os famosos.
- Marido rebate críticas mostrando antes e depois do queixo de Fred Nicácio
- Aos 86 anos, Dedé faz harmonização facial; veja antes e depois
- Alexandre Frota mostra antes de depois de harmonização facial
- Kéfera reaparece com rosto remodelado
A cantora contou que a ideia era fazer apenas os dentes, mas foi convencida pelo dentista que a atendeu a mexer no rosto também. “Fui fazer a lentes e o Dr Viotto disse que eu tinha que aumentar a o tamanho dos meus dentes, mas que não ia adiantar nada o trabalho dele se eu não fizesse a boca porque senão eu ia ficar sempre com a boca fechada e não ia aparecer o trabalho dele”, explicou em conversa com Ana Maria Braga, no programa “Mais Você”.
Além de ganhar mais volume nos lábios, o bigode chinês (marca de expressão ao redor da boca) foi amenizado, o maxilar ficou mais marcado e o queixo ganhou um furinho.
Como é feita a harmonização facial
Os preenchedores de ácido hialurônico são colocados em pontos específicos da face, dando estrutura e suporte ao rosto (efeito lifting), suavizando marcas de expressão e mudando a o contorno facial. A decisão pela quantidade e onde aplicar depende de uma avaliação do profissional.
A técnica, que utiliza cânula ou agulha para injetar a substância na pele, pode durar de 15 minutos a 60 minutos, dependendo da complexidade. O sangramento é mínimo e por não haver cortes, permite o retorno imediato do paciente às atividades. Geralmente é utilizada uma anestesia local ou apenas um anestésico tópico, dependendo da região a ser alterada. O efeito pode variar em cada paciente, mas – no geral – dura até 1 ano.
Polêmicas sobre o procedimento
O conjunto de técnicas que envolve a harmonização facial é feito não só por dermatologistas e cirurgiões plásticos, mas também por cirurgiões dentistas, como foi o caso de Gretchen.
A popularização da técnica, no entanto, envolve algumas polêmicas. Os profissionais de cirurgia plástica e dermatologia defendem que os dentistas não possuem preparo e qualificação para garantir a segurança nesse tipo de procedimento. Muitos defendem que apenas o médico é capaz de reverter um possível quadro alérgico ou uma oclusão vascular, por exemplo.
Por outro lado, os dentistas alegam que têm, sim, conhecimento suficiente para a realização da técnica. Em fevereiro deste ano, o Conselho Federal de Odontologia (CFO) reconheceu a harmonização orofacial como especialidade odontológica, o que regulamenta os cursos de formação dessa área.
Riscos e cuidados
O ácido hialurônico utilizado para preencher o rosto é naturalmente produzido pelo nosso corpo, mas, como em qualquer outro procedimento, há riscos. O mais sério é a possibilidade do profissional atingir artérias na aplicação ou colocar o produto dentro de alguma veia. Nesses casos, pode haver necrose (morte de tecidos) e obstrução de vaso, impedindo a circulação de sangue.
Leia mais sobre harmonização facial: