Hábitos de vida que aumentam o risco de câncer de pâncreas
Este é um dos cânceres mais mortais pelo fato de ser diagnosticado tarde
O câncer de pâncreas é uma doença que ocorre quando as células do pâncreas sofrem mutação e se multiplicam de forma anormal, formando um tumor. O que poucos sabem é que certos hábitos evitáveis aumentam o risco desse câncer se desenvolver.
O pâncreas é uma glândula localizada no abdômen, que secreta enzimas que ajudam digestão e hormônio que regulam o metabolismo dos açúcares.
De acordo com o Instituto Nacional de Câncer (INCA), pelo fato de ser de difícil detecção e ter comportamento agressivo, ele apresenta alta taxa de mortalidade.
- Um panetone pra chamar de seu: Milky Moo lança versão exclusiva do clássico natalino
- Costa oferece 25% OFF na tarifa marítima e crédito a bordo
- Estudo revela que estes utensílios de cozinha podem ser tóxicos
- Entenda a relação entre os traços de personalidade e maior risco de demência
Confira abaixo os fatores de risco evitáveis para o câncer de pâncreas
Fumar
Vários estudos já comprovaram que o consumo de tabaco é um importante fator de risco para o desenvolvimento de carcinoma pancreático.
De acordo com pesquisas, os fumantes têm um risco aproximadamente 3,5 vezes maior de desenvolver câncer de pâncreas. Se outros fatores de aumento de risco também existirem, o risco aumenta ainda mais.
Estima-se que cerca de um quarto de todos os cânceres pancreáticos são causalmente relacionados ao tabagismo.
Consumo de álcool
O álcool também parece aumentar o risco de desenvolver câncer de pâncreas. Estima-se que o consumo pesado de álcool aumente o risco da doença por um fator de 2,5 em mulheres e homens. Se outros fatores, especialmente o tabagismo, forem adicionados, o risco de desenvolver câncer de pâncreas parece aumentar ainda mais.
Dieta
Estudos que mostram uma ligação entre o consumo de carne vermelha e um risco aumentado de câncer pancreático não puderam ser confirmados. No entanto, o consumo regular de alimentos defumados ou grelhados pode estar associado a um risco aumentado deste tipo de câncer.
Por outro lado, outros estudos mostraram que uma dieta rica em frutas e vegetais pode reduzir o risco de desenvolver câncer de pâncreas.
Quais os sintomas do câncer de pâncreas?
Os pacientes geralmente descobrem o câncer de pâncreas em estágio avançado, pois no início esse câncer não costuma apresentar sintomas óbvios.
Quando um crescimento cancerígeno bloqueia o ducto pancreático, as enzimas digestivas não conseguem seguir para o trato intestinal, então, é comum ocorrer desconfortos como indigestão, inchaço e fezes oleosas/gordurosas.
Se o tumor bloquear o ducto biliar, ocorre um amarelecimento da pele, condição conhecida como icterícia.
Outros sintomas potenciais que não incluem o seguinte:
- Perda de apetite e perda de peso inexplicável
- Dor ou desconforto na parte superior do abdômen
- Náusea ou vômito
- Diarreia
- Indigestão ou inchaço
- Fadiga e fraqueza
- Dores nas costas