Harvard ensina teste de 30 segundos que ajuda a avaliar a saúde do seu coração

Essa técnica é útil para monitorar os batimentos e identificar variações anormais na frequência cardíaca

24/09/2024 12:33

Teste simples ajuda a monitorar a saúde do coração
Teste simples ajuda a monitorar a saúde do coração - PeopleImages/istock

De acordo com o site da Harvard Medical School, um teste de 30 segundos que pode ser feito em casa pode ajudar a identificar potenciais problemas de saúde, bem como avaliar sua saúde cardíaca atual.

O teste consiste em medir sua frequência cardíaca em repouso (o número de vezes que seu coração bate em um determinado período enquanto você está relaxado). Segundo o artigo, essa é uma das maneiras mais fáceis, e talvez mais eficazes, de avaliar sua saúde.

Como fazer o teste?

Use o dedo indicador e o dedo médio. Nunca utilize o polegar, pois ele tem seu próprio pulso e pode interferir na leitura correta.

Então, posicione os dois dedos logo abaixo do polegar, na parte interna do pulso.

Aplique uma leve pressão até sentir as batidas do coração. Não aperte muito, pois isso pode dificultar a detecção do pulso.

Então, conte as batidas durante 30 segundos e multiplique por 2 para obter o número de batidas por minuto (bpm). Se preferir, conte por 60 segundos para obter a frequência cardíaca exata.

Teste pode indicar variações anormais na frequência cardíaca
Teste pode indicar variações anormais na frequência cardíaca - Juleta Martirosyan/istock

O que é uma frequência cardíaca normal?

Em repouso, a frequência cardíaca normal para adultos varia de 60 a 100 bpm.

Atletas e pessoas muito ativas podem ter uma frequência cardíaca em repouso mais baixa, por volta de 40 a 60 bpm.

“Em certos casos, uma frequência cardíaca de repouso mais baixa pode significar um grau maior de aptidão física, o que está associado a taxas reduzidas de eventos cardíacos, como ataques cardíacos”, diz o Dr. Jason Wasfy, diretor de qualidade e análise do Massachusetts General Hospital Heart Center, afiliado a Harvard.

“No entanto, uma frequência cardíaca de repouso alta pode ser um sinal de um risco aumentado de risco cardíaco em algumas situações, pois quanto mais batidas seu coração tem que dar, mais danos ele pode causar em sua função geral.”