Helô Pinheiro terá que se isolar após tratamento com iodo radioativo
Terapia será usada para eliminar resquícios de células cancerígenas após a remoção da tireoide
A ex-modelo que inspirou a canção “Garota de Ipanema”, Helô Pinheiro terá ficar isolada por pelo menos cinco dias após ser submetida a um tratamento com iodo radioativo contra um câncer na tireoide. O tratamento conhecido iodoterapia emite radiação que pode expor desnecessariamente outras pessoas que tiverem contato com ela durante o período.
A apresentadora, de 76 anos, passou por uma cirurgia de retirada total da tireoide após descoberta de um tumor maligno. “Essa doença é silenciosa. Não sentia nada além dos calores, que eu sabia não serem da menopausa, pela qual eu já tinha passado sem senti-los”, contou ela em entrevista a revista Quem.
“Fui mudar a dosagem do hormônio por conta dos calores que estava sentindo e meu médico pediu para que eu fizesse um ultrassom da tireoide, que detectou alguns nódulos. Fiz a biópsia e um deles tinha o carcinoma linfático”, lembra a apresentadora que passou por uma cirurgia para retirada total da tireoide.
- Seis sintomas que podem ser sinais de câncer
- Coceira constante nas partes íntimas pode indicar um câncer raro
- Câncer: 6 sintomas que podem indicar a doença
- Fumar maconha com frequência pode aumentar o risco de câncer, aponta estudo
O tratamento com iodo radioativo vai se iniciar em setembro, segundo Helô. Ele serve para eliminar resquícios de células cancerígenas após a remoção da tireoide, diminuindo o risco da volta do câncer.
Antes do início do tratamento, Helô Pinheiro também terá que fazer um preparo especial, que consiste em ajustes na alimentação. Cerca de duas semanas antes, ela precisará adotar uma dieta com baixo teor de iodo.
Iodoterapia
A iodoterapia consiste na administração via oral (líquido ou cápsula) do iodo radioativo. Ela é indicada em certos casos de hipertireoidismo ou câncer da tireoide. Dependendo da dose a ser administrada, o paciente precisa ser hospitalizado em quarto apropriado, por conta da radiação.
Sinais de câncer na tireoide
O câncer de tireoide, na maioria das vezes, não apresenta sintomas específicos na fase inicial e muitos desses casos são detectados em consultas de rotina.
A American Cancer Society lista os seguintes sinais:
- Nódulo, caroço ou inchaço no pescoço, às vezes crescendo rapidamente;
- Inchaço no pescoço;
- Dor na parte anterior do pescoço, às vezes, irradiando para a região dos ouvidos;
- Rouquidão ou outras alterações na voz que não desaparecem;
- Dificuldade para engolir;
- Dificuldade de respirar;
- Tosse constante.