Heloísa Périssé desabafa após câncer raro: ‘Optei pela vida’

Atriz descobriu doença em agosto de 2019 e passou por tratamento intenso

11/11/2019 09:31

Heloísa Périssé falou pela primeira vez sobre o maior desafio de sua vida: o tratamento contra um câncer raro, nas glândulas salivares, descoberto em agosto de 2019.

Heloísa Perissé se recuperou de um câncer descoberto em agosto de 2019
Heloísa Perissé se recuperou de um câncer descoberto em agosto de 2019 - Reprodução/TV Globo

Em entrevista ao “Fantástico”, da Globo, a atriz de 53 anos de idade contou que passou por uma cirurgia de sete horas e meia, além de cinco sessões de quimioterapia e mais de 30 de radioterapia.

“Agora o trem já voltou para o trilho e agora só vai ganhar velocidade. O meu sentimento é esse: eu estou pronta para voar”, declarou.

Foi uma lesão interna [a boca]. Eu tinha uma bolinha, mostrava para as pessoas e elas diziam que não era nada. Ao ser questionada se sentia dores ou tinha hemorragia, a artista disse que não. Foi aí que ela passou por uma consulta no dentista para fazer um clareamento dental e o profissional retirou o nódulo para uma biópsia alegando ser um procedimento obrigatório, apenas para checagem. Porém, a biópsia constatou que se tratava de um tumor maligno, segundo ela, com 1% de chance de ser constatado.

Ao fazer um check up geral, Heloísa foi diagnosticada com um gânglio no pescoço. “Passei por uma ressonância magnética, que durou duas horas e meia, com pulsão… Então, eu fiz uma nova cirurgia. Depois, veio a outra notícia que faria quimio e radioterapia”, explicou.

Cheia de planos para voltar ao trabalho, a humorista completou: “Eu optei pela vida. Eu sempre optei pela vida”.

CÂNCER RARO

As glândulas salivares são tecidos especializados na produção e secreção de saliva, formadas por dois tipos: as maiores e menores, podem desenvolver tumores benignos ou malignos.

Os possíveis sinais e sintomas do câncer das glândulas salivares incluem:

  • Massa ou nódulo no rosto, pescoço ou boca.
  • Dor contínua no rosto, pescoço ou boca.
  • Diferença entre o tamanho ou forma de um dos lados do rosto ou pescoço, comparado com o lado contralateral.
  • Dormência em parte do rosto.
  • Fraqueza nos músculos do rosto.
  • Problemas para abrir a boca amplamente.
  • Drenagem de líquido à região auricular.
  • Dificuldade para engolir.

Se você tem qualquer um desses sintomas, consulte seu médico imediatamente. Confira a matéria completa no Instituto Oncoguia.