Hematoma em bebê era sinal de câncer em estágio 4
Menina tinha apenas 13 meses quando seus pais notaram a marca incomum
Um bebê inglês foi diagnosticado com câncer em estágio 4, depois que seus pais notaram um hematoma no seu rosto, perto do olho.
Harper Walker tinha apenas 13 meses quando seus pais avistaram a marca, mas inicialmente pensaram que deveria ter sido causada durante alguma brincadeira. No entanto, o hematoma continuou crescendo e o casal levou a menina ao médico.
- AVC: saiba como prevenir e identificar os sinais de alerta
- Senai oferta mais de 5 mil vagas em cursos gratuitos
- Como a vitamina D pode impactar a depressão e a ansiedade
- Experiências radicais: esses 5 destinos são imperdíveis para quem busca aventuras pouco convencionais
Algumas semanas depois, um exame revelou um neuroblastoma, um câncer infantil comum, que cresce em partes do sistema nervoso ou nas glândulas adrenais. A doença havia avançado para o estágio quatro e já se espalhava por todo o corpo da criança.
Harper iniciou um tratamento de 18 meses com quimioterapia e também fará uma cirurgia. Além disso, ela receberá tratamento com células-tronco e radioterapia para vencer a doença.
Neuroblastoma
De acordo com o Instituto Nacional de Câncer (Inca), o neuroblastoma é um câncer que acomete principalmente as crianças menores de 10 anos, incluindo os recém-nascidos.
A doença surge em geral nas glândulas adrenais, localizadas na parte superior do rim e leva normalmente ao aumento do tamanho do abdômen. Pode surgir em outras localizações, como por exemplo, na região paravertebral podendo causar fraquezas em membros.
Os sintomas são variados. Inchaço no abdômen, protuberâncias azuladas sob a pele, pálpebras caídas e pupila pequena e hematomas ao redor dos olhos são alguns exemplos.