Hematúria e outros sinais de alerta de câncer renal
Sintomas costumam aparecer na fase mais avançada da doença
Estima-se que o câncer renal represente 3,8% dos novos casos de câncer anualmente em todo mundo. No Brasil, a incidência é de 7 a 10 casos para cada 100 mil habitantes, segundo o Instituto Nacional de Câncer (Inca). A doença pode facilmente passar despercebida porque cerca de metade dos casos não apresenta sintomas.
Muitos casos não são detectados até que o paciente seja submetido a exames médicos para avaliar outros problemas.
Existem vários tipos de câncer de rim, mas o tipo mais comum é o carcinoma de células renais, que representa aproximadamente 90% dos casos que se origina nos rins.
Sinais de alerta de câncer renal
Embora em sua fase inicial, o câncer de rim não costuma apresentar sintomas, quando está avançado, a situação é diferente.
Os rins fazem parte do sistema urinário, que filtra os resíduos do sangue e produz a urina. Também inclui a bexiga, ureteres, uretra e próstata (nos homens). Portanto, um sinal comum de câncer renal pode aparecer ao ir ao banheiro.
O sangue na urina é um dos sinais de alerta. A condição é conhecida como hematúria e é o sintoma mais comum de câncer renal.
Mas vale dizer que esse sinal pode estar relacionado a outros problemas, como uma infecção urinária, aumento da próstata ou pedras nos rins. É sempre importante consultar um médico se notar sangue na urina.
Outro sinal de alerta da doença é o surgimento de massa abdominal palpável, na área do rim. Nesse caso, o médico geralmente pede uma ultrassonografia para investigar melhor.
Outros sinais e sintomas
- dores lombares (parte lateral do abdome ou barriga);
- sintomas gerais como febre diária, sudorese frequente, cãibras, tremores, hipertensão arterial, alteração de coagulação, anemia, entre outros.
O que causa o câncer renal?
Na maioria dos casos, não está claro o que levou alguém a desenvolver câncer renal.
No entanto, há uma série de fatores que podem aumentar o risco da doença. Esses incluem:
- fumar
- estar acima do peso
- insuficiência renal
- histórico familiar de câncer renal
- pressão alta
- diabetes tipo 1
- Determinados medicamentos, como acetaminofeno