Saiba o que é hidrocefalia, condição sobre a qual Leo Lins fez ‘piada’
Humorista foi demitido do SBT e pode até ser preso
A hidrocefalia é caracterizada pelo acúmulo excessivo de líquido cefalorraquidiano (LCR), que provoca inchaço cerebral e aumento do crânio. Foi com essa condição, a causa mais comum de anormalidade com macrocefalia em recém-nascidos, que Leo Lins fez uma “piada”.
Dependendo da progressão e da possibilidade de tratamento ou cirurgia, as crianças são acometidas de dores de cabeça, dificuldades motoras e cognitivas, puberdade precoce e perda da visão.
Essa condição pode ser detectada em exames de pré-natal. Nos lactentes, irritabilidade, letargia, vômitos, convulsões, estrabismo e abaulamento da moleira são os sintomas mais comuns.
- Estudo aponta relação do autismo com cordão umbilical
- Onde explorar a riquíssima gastronomia portuguesa em Lisboa?
- Mais do que tempero, alecrim é eficiente para memória e muito mais
- Autismo: saiba motivo que leva ao aumento expressivo de casos da doença
A hidrocefalia
A hidrocefalia é causada pela obstrução do fluxo normal de LCR ou, em alguns casos, da debilidade de reabsorção de líquor. A condição dilata os ventrículos, que são cavidades naturalmente preenchidas pelo líquido, comprimindo o cérebro contra os ossos do crânio.
O Ministério da Saúde a classifica em três tipos:
- Hidrocefalia obstrutiva: ocorre quando há um bloqueio no sistema ventricular, impedindo que o líquido cefalorraquidiano flua normalmente pelo cérebro e pela medula espinhal.
- Hidrocefalia não-obstrutiva: é resultante da baixa produção ou absorção do líquido cefalorraquidiano.
- Hidrocefalia de pressão normal: afeta principalmente pessoas idosas. Ela é resultado de um trauma ou uma doença, mas as causas exatas ainda não estão totalmente claras.
Tratamento e intervenção cirúrgica
O diagnóstico da hidrocefalia pode ser feito por um clínico geral, pediatra ou neurologia. Isso varia de quando ou como a condição é descoberta.
O tratamento do hidrocéfalo vai depender da gravidade e da progressão, que podem ser acompanhados por um médico por meio de exames de imagem e mensuração do perímetro cefálico.
Alguns casos são leves, mas outros podem necessitar de tratamento de emergência e prevenir danos graves.
O tratamento padrão para a hidrocefalia é o implante de uma válvula, que drena e redireciona para outra parte do corpo o excesso de líquido dos ventrículos do cérebro.
Leo Lins e a “piada”
A “piada” do humorista Leo Lins sobre o Teleton e uma criança cearense com hidrocefalia causou indignação de pessoas e organizações, como a Associação de Assistência à Criança com Deficiência (AACD).
O vídeo foi publicado no dia 29 de junho. Na tarde da última segunda-feira, 4, ele foi demitido do SBT. A emissora, que transmite o Teleton, não quis comentar o caso.
https://twitter.com/MariaOl22323226/status/154378200046884454
“Eu acho muito legal o Teleton, porque eles ajudam crianças com vários tipos de problemas. Vi um vídeo de um garoto no interior do Ceará com hidrocefalia. O lado bom é que o único lugar na cidade onde tem água é a cabeça dele. A família nem mandou tirar, instalou um poço. Agora o pai puxa a água do filho e estão todos felizes.”
O vídeo foi excluído do perfil oficial do humorista no Instagram.
Como doar para a AACD
Você pode fazer doações mensais à AACD por meio de Pix, cartão de crédito, cartão de débito, depósito em conta ou boleto bancário. Não há valor mínimo. É possível contribuir com o valor que desejar e ajudar a AACD a garantir atendimento de excelência a milhares de pacientes! Ao longo do ano, as doações que podem ser feitas no site da instituição, o https://doe.aacd.org.br/.
Para mais informações, entre em contato: [email protected] ou 0800 852 1000, de segunda a quinta-feira, das 8h às 18h, e sexta-feira, das 8h às 17h.