HMPV: China enfrenta surto de infecções por metapneumovírus
O vírus não é novo, mas ganhou atenção em meio ao aumento de casos, principalmente entre crianças no norte da China
A China está enfrentando um aumento nas infecções por um vírus respiratório, o metapneumovírus ( HMPV ) que levou a novas medidas de monitoramento.
O vírus teve um aumento de casos nas províncias do norte da China neste inverno, principalmente entre crianças. O surto ocorre cinco anos depois que o mundo foi alertado pela primeira vez sobre o surgimento de um novo coronavírus em Wuhan, na China, que mais tarde se transformou em uma pandemia global.
O que é HMPV?
O metapneumovírus humano, ou HMPV, é um vírus respiratório que causa sintomas semelhantes aos do resfriado comum e da gripe. Embora a doença seja tipicamente branda, ela pode levar a complicações graves, como pneumonia, particularmente em bebês, idosos e pessoas com sistemas imunológicos enfraquecidos.
- Entenda os sintomas e exames para diagnóstico do câncer de intestino
- Esta é a fruta que contém a maior quantidade de vitamina D
- Transformando ansiedade em serenidade: 4 métodos criativos para reduzir o estresse
- Brasil tem 2 cidades em lista de destinos imperdíveis para 2025
Não há vacina ou tratamento antiviral específico para HMPV; o tratamento envolve principalmente o controle dos sintomas.
A doença é da mesma família do vírus sincicial respiratório (VSR) e existe desde pelo menos 2001, quando foi identificada pela primeira vez na Holanda. Seus surtos se concentram durante as estações mais frias do ano.
Como o HMPV se espalha?
O HMPV se propaga de forma semelhante a outros vírus respiratórios, através de gotículas respiratórias espalhadas ao tossir ou espirrar. Também pode ocorrer por meio de apertos de mão ou toques ou contato com superfícies contaminadas. Por exemplo: se uma pessoa tocar objetos infectados e depois levar as mãos ao rosto, pode se contaminar.
O quão preocupante é o vírus?
Especialistas em saúde dizem que o risco de outra pandemia semelhante à da covid é baixo. Isso se deve em parte porque o HMPV já existe há várias décadas e há um nível de imunidade na população global, ao contrário da covid-19, que era uma nova doença que nunca havia infectado humanos antes.