Homem descobre que dor de garganta persistente era câncer

Doença foi desencadeada por um HPV

31/05/2023 11:40

Um ator residente nos EUA que sofria uma série de resfriados e sentia dores na lateral do pescoço descobriu que, na verdade, essa dor de garganta persistente, um sintoma tão comum, era devido a um câncer de garganta em estágio quatro.

O diagnóstico de Steve Bergman, hoje com 63 anos, veio em 2016, depois que os médicos encontraram um tumor em sua amígdala direita. Ele passou por cirurgia para a retirada do tumor que estava  quase bloqueando suas vias aéreas e fez quimioterapia e radioterapia.

Os tratamentos funcionaram e ele ficou livre do câncer em 2021.

Câncer foi desencadeado por HPV e descoberto após um sintoma muito comum
Câncer foi desencadeado por HPV e descoberto após um sintoma muito comum - reprodução/europeancancer/Rasi Bhadramani/istock

Causa do câncer era sexual

Testes subsequentes confirmaram que o câncer do ator tinha ligação com papilomavírus humano (HPV), uma infecção sexualmente transmissível comum. Essa infecção contribui para aproximadamente 70% dos 25.000 casos de câncer de garganta diagnosticados anualmente nos EUA.

Não está claro como Bergman contraiu o vírus. No entanto, ele mencionou que quando era jovem viveu muitas aventuras sexuais.

A infecção pelo HPV pode ocorrer na garganta por meio do contato sexual oral, como o envolvimento com o pênis ou a vagina.

Normalmente, o vírus é inofensivo, mas em algumas situações pode persistir e causar mutações celulares prejudiciais, resultando em câncer.

Autoridades de saúde afirmam que o vírus é responsável por mais de nove em cada dez casos de câncer no ânus e colo do útero, 70% dos casos de câncer de vagina e 60% dos casos de câncer de pênis.