Homem morre após convulsão desencadeada por remédios comuns
Riscos de substância presente nesse tipo de medicamento são investigados
Um homem de 84 anos morreu depois de sofrer uma convulsão. Poucas horas antes, ele havia tomado alguns descongestionantes de venda livre, um tipo de remédio que proporciona alívio para nariz entupido, resfriado e gripe. O caso foi relatado no Journal of Medical Case Reports.
De acordo com os médicos que relataram o caso, o idoso de origem árabe foi levado para o hospital depois que sua família o encontrou em estado de confusão. Enquanto esperava para ser atendido, ele teve convulsionou.
As convulsões são surtos de atividade elétrica no cérebro que afetam temporariamente o seu funcionamento. São comuns entre pessoas que têm uma condição conhecida como epilepsia.
- Sabia que existem tipos diferentes de depressão? Conheça os sintomas e tratamentos mais comuns
- Novo exame detecta Alzheimer em 10 minutos
- Pacientes que sofreram AVC relataram esses sinais antes; veja quais
- Síndrome de Alice no País das Maravilhas: entenda o distúrbio que distorce a percepção humana
Se essas pausas durarem muito, elas podem reduzir o oxigênio no sangue a um nível que pode levar a pessoa à morte.
Os médicos que estudaram o caso concluíram que a convulsão foi provocada pelos remédios para resfriado, que continham uma combinação de pseudoefedrina e cafeína.
Riscos em investigação
Esse caso ocorre quando especialistas em medicina no Reino Unido iniciaram uma investigação sobre drogas contendo pseudoefedrina porque podem causar contração ou espasmo dos vasos que fornecem sangue ao cérebro, reduzindo o fluxo sanguíneo. A preocupação é que isso possa levar a convulsões e até mesmo um derrame.
No entanto, os reguladores de medicamentos enfatizam que a probabilidade de isso acontecer é extremamente baixa.
Estudos anteriores descobriram que os medicamentos representam um perigo para pessoas com pressão alta ou doenças cardíacas .
Os produtos já incluem advertências sobre os riscos raros nas bulas, bem como efeitos colaterais mais comuns, como dor de cabeça e tontura.
A pseudoefedrina vem em sprays, líquidos e comprimidos e às vezes é misturada com outros medicamentos para tosse, resfriado ou alergia.