Homem morre de infecção rara causada por picada de carrapato
Doença pode causar sintomas neurológicos graves
Um homem morador do estado do Maine, nos Estados Unidos, morreu de uma infecção rara cerebral após ser picado por um carrapato, segundo informou o Centro de Controle e Prevenção de Doenças (CDC).
Ele apresentou graves sintomas neurológicos, quadro que normalmente é desencadeado pelo vírus.
O vírus raro chamado Powassan é transmitido por carrapatos do gênero Ixodes e pode chegar ao cérebro causando uma infecção letal. Não há cura, vacina ou tratamentos antivirais conhecidos para a doença.
- Este alimento, geralmente jogado no lixo, pode melhorar a saúde do seu coração
- Túmulos kofun: conheça um dos maiores mistérios do Japão
- Estudo revela benefícios do aroma de alecrim para a memória
- Dicas incríveis para manter o seu travesseiro livre de ácaros e alergias
Os casos do vírus Powassan são extremamente raros. Segundo o CDC, a cada ano são relatados apenas 25 casos em todo o país.
Sintomas
Além dos sintomas neurológicos, a infecção por esse vírus causa febre, dor de cabeça, vômitos, fraqueza, confusão, convulsões ou perda de memória.
Os sinais da infecção costumam aparecer entre uma semana e um mês após a picada do carrapato. No entanto, o Centro de Controle e Prevenção de Doença relata que a maioria das pessoas infectadas com o vírus é assintomática.
Pessoas com doença grave geralmente precisam ser hospitalizadas para receber suporte para respirar, manter-se hidratadas ou reduzir o inchaço no cérebro.
Aproximadamente metade das pessoas que sobrevivem à forma grave da doença tem problemas de saúde de longo prazo, como dores de cabeça recorrentes, perda de massa e força muscular e problemas de memória.
O diagnóstico é feito com base em sinais e sintomas, histórico de possível exposição aos carrapatos e exames laboratoriais de sangue ou líquido espinhal