Homem processa Johnson & Johnson, alegando câncer
Ele diz que o uso do talco da fabricante lhe causou uma forma agressiva da doença
Um homem da Califórnia, nos EUA, está processando a Johnson & Johnson porque, segundo ele, o uso de um talco para bebê lhe causou um câncer raro e mortal, o mesotelioma.
Emory Valadez alega que foi exposto ao amianto por meio do uso de talco da J&J desde que era bebê e durante a infância.
Ele afirma que a fabricante sabia ou deveria saber que seu produto à base de talco continha amianto e falhou em alertar os consumidores sobre o risco. Ele também afirma que a J&J comercializou seu produto como seguro e suave para bebês e adultos.
Hernandez descobriu em 2022 o mesotelioma pericárdico, que afeta o tecido ao redor de seu coração e é extremamente raro.
A J&J negou que seu talco contenha amianto ou cause câncer. Ela argumentou que a doença de Hernandez não foi uma consequência do uso de seu produto e que seu tipo de mesotelioma não foi cientificamente relacionado à exposição ao amianto.
O que é mesotelioma?
O mesotelioma é um tipo de câncer que se desenvolve a partir da fina camada de tecido que cobre muitos dos órgãos internos (conhecido como mesotélio). A área mais comum afetada é o revestimento dos pulmões e a parede torácica (pleura). Menos comumente, o revestimento do abdômen (peritônio), o saco que envolve o coração (pericárdio) ou o saco que envolve os testículos (túnica vaginal) podem ser afetados.
O mesotelioma é uma forma agressiva e mortal de câncer. Tratamentos para mesotelioma estão disponíveis, mas para muitas pessoas, a cura não é possível.
Os sintomas do mesotelioma podem incluir falta de ar, dor no peito, tosse, perda de peso, dor abdominal e inchaço. Esses sintomas geralmente aparecem lentamente.
A polêmica do amianto
O pó de talco tem sido usado há muito tempo em produtos para bebês porque o mineral mantém a pele seca e evita assaduras. As minas que produzem esse pó, no entanto, também podem produzir amianto, um mineral que os pesquisadores associaram ao câncer.
A J&J enfrentou milhares de ações judiciais por causa de seus produtos de talco, alegando que causavam câncer de ovário ou mesotelioma. A empresa ganhou alguns julgamentos e perdeu outros.
Em 2020, a J&J anunciou que pararia de vender seu talco para bebês nos Estados Unidos e no Canadá, citando a queda na demanda e desinformação sobre a segurança do produto. A empresa disse que continuaria a vender o talco para bebês à base de amido de milho nesses mercados.