Primeiro homem a fazer 2 transplantes de rosto mostra resultado
O francês fez o primeiro procedimento cirúrgico em 2010 e em 2015 começou a apresentar reações adversas à nova "face"
O francês Jérôme Harmon, de 43 anos, possui um feito inédito no mundo: único ser humano a passar por dois transplantes de rosto. Diagnosticado com neurofibromatose tipo 1 (doença de von Recklinghausen), uma deficiência genética que deformou o seu rosto, ele precisou “reconstituir” a face por duas vezes.
Recentemente, em coletiva de imprensa, ele mostrou o resultado da segunda cirurgia, embora ainda esteja hospitalizado, e falou sobre sua nova aparência.
“Sinto-me muito bem. Eu não posso esperar para me livrar de tudo isso”, declarou, falando com dificuldade.
O feito médico até então sem precedentes na história da medicina foi realizado pela equipe do professor Laurent Lantieri, cirurgião plástico especialista em transplantes do Hospital Europeu Georges-Pompidou, da rede pública de Paris.
O mesmo profissional foi o responsável pelo primeiro transplante de Jérôme, em 2010. Em 2015, entretanto, por ocasião de um resfriado, ele foi tratado com um antibiótico incompatível com seu tratamento imunossupressor e em 2016 começou a mostrar sinais de rejeição crônica.
Com o rosto se deteriorando, em 2017 o paciente foi hospitalizado e teve a face “removida”, permanecendo por dois meses “sem rosto” em terapia intensiva no Geroges-Pompidou, até encontrar um doador compatível.
O doador do novo rosto de Harmon foi um jovem de 22 anos. A segunda cirurgia, então, foi realizada no dia 15 de janeiro de 2018.
Para o cirurgião responsável pelo transplante, a operação responde a uma pergunta dos pesquisadores na área: a de que é possível, sim, refazer um transplante facial.
Leia também: