Horário em que você toma café da manhã pode elevar o risco de diabetes
Pesquisadores analisam a relação entre o horário do café da manhã e o risco de diabetes tipo 2; entenda os resultados
A hora em que você faz sua primeira refeição do dia pode influenciar no risco de desenvolver diabetes tipo 2.

Um estudo realizado na França revelou que tomar café da manhã após às 9 horas da manhã pode aumentar em até 59% as chances de desenvolvimento dessa condição, especialmente quando comparado com pessoas que se alimentam antes das 8 horas.
Como o estudo foi realizado?
O estudo, publicado no International Journal of Epidemiology, acompanhou 103.312 pessoas ao longo de vários anos. Durante o período de observação, os participantes registraram todos os alimentos e bebidas consumidos, além de anotarem os horários das refeições.
Com base nesses registros, a equipe de pesquisa analisou os hábitos alimentares durante os primeiros dois anos e correlacionou com a saúde dos participantes em uma média de sete anos após o término do estudo.
Entre os participantes, foram registrados 963 novos casos de diabetes tipo 2. Aqueles que tomavam café da manhã após as 9 horas apresentaram um risco maior de desenvolver a doença.
De acordo com os pesquisadores, isso pode ser explicado pelo impacto que o atraso na alimentação tem sobre os níveis de insulina e a regulação da glicose e dos lipídios no corpo.
E o jantar? Como ele influencia?
Além da primeira refeição, o estudo também descobriu que jantar depois das 22 horas pode aumentar as chances de diabetes tipo 2.
Apesar de comer mais frequentemente estar associado a um risco menor de doenças em geral, o jejum prolongado pode ser benéfico, desde que inclua um café da manhã cedo e um jantar antecipado.
Qual a recomendação dos especialistas?
Os cientistas sugerem que o melhor horário para fazer a primeira refeição é antes das 8 horas, e a última refeição deve ser feita até às 19 horas.
Essa rotina pode ajudar a reduzir a incidência de diabetes tipo 2, além de melhorar o controle glicêmico e a saúde geral.
Manolis Kogevinas, coautor do estudo, enfatiza que os “resultados sugerem que uma primeira refeição antes das 8 horas e uma última refeição antes das 19 horas podem ajudar a reduzir a incidência de diabetes tipo 2.”