Ingrediente comum no mercado pode causar câncer de fígado

Ingrediente presente em diversos alimentos representa alto risco de câncer de fígado, segundo especialistas

Ingrediente presente em diversos alimentos representa alto risco de câncer de fígado, segundo especialistas – iStock/Getty Images
Créditos: Getty Images/iStockphoto
Ingrediente presente em diversos alimentos representa alto risco de câncer de fígado, segundo especialistas – iStock/Getty Images

Geralmente associada a uma vida saudável, a fibra contribui para o bom funcionamento intestinal e diminui o risco de câncer de intestino. Contudo, especialistas alertam para um tipo de fibra nada benéfica para o corpo humano, capaz até mesmo de aumentar o risco de câncer de fígado.

Essa substância específica é conhecida como inulina, um tipo de fibra dietética vendida nos supermercados como um prebiótico, ingrediente presente em muitos alimentos processados.

Para entender os efeitos do consumo desse tipo de fibra, os cientistas envolvidos no estudo observaram o desenvolvimento de um câncer “agressivo” em camundongos após dieta na baseada no consumo de inulina. As evidências foram publicadas na revista especializada Gastroenterology.

Entendendo o intestino

Motivados pela teoria de que todas as doenças começam a partir do intestino, os cientistas afirmaram que os achados observados durante o estudo representam um “avanço notável desse conceito”.

Além dos avanços, eles também acreditam que o estudo indicará pistas que podem ajudar a identificar indivíduos com maior risco de câncer de fígado e reduzir esse risco a partir de mudanças simples na dieta.

Ainda de acordo com os especialistas, pessoas que sofrem de uma deformidade vascular na qual o sangue do intestino desvia do fígado parecem estar em um risco particularmente maior ao consumir fibras refinadas.