Intolerância alimentar: estes sinais podem indicar o problema
Se você apresenta sintomas frequentes e suspeita de intolerância alimentar, considere consultar um médico
A intolerância alimentar é uma condição que afeta muitas pessoas, mas que muitas vezes passa sem um diagnóstico. Ela ocorre quando o organismo não consegue processar adequadamente certos alimentos ou ingredientes, levando a uma série de sintomas incômodos. Os sintomas, no entanto, podem variar de pessoa para pessoa.
O que é intolerância alimentar?
Diferente das alergias alimentares, que envolvem o sistema imunológico, a intolerância alimentar está relacionada à dificuldade do corpo em digerir ou metabolizar determinados componentes dos alimentos. Isso pode ser causado por uma deficiência enzimática, como no caso da intolerância à lactose, ou por sensibilidade a aditivos e compostos específicos. Os sintomas podem ser imediatos ou surgir horas após a ingestão, dificultando a identificação do problema.
Que intolerâncias alimentares existem?
Intolerância à lactose
A intolerância à lactose, o corpo produz muito pouco da enzima lactase ou esta não funciona suficientemente. A lactase decompõe o açúcar do leite nos intestinos e o torna utilizável. Se isso não acontecer, o açúcar do leite vai parar no intestino grosso. Lá, as bactérias intestinais o metabolizam – flatulência, diarreia e estômago roncando podem ser as consequências.
- 5 motivos que levaram Bruno Gagliasso e Gio Ewbank a Praia do Marceneiro
- O que fazer em Paraty? Roteiro de 3 dias para aproveitar ao máximo
- Câncer de pâncreas: conheça os principais sintomas e saiba mais sobre os avanços no tratamento
- Quanto custa viajar para Fernando de Noronha em 2025
Em muitas das pessoas afetadas, a enzima ainda está parcialmente ativa – pequenas quantidades de lactose são toleradas sem quaisquer sintomas.
Intolerância à frutose
A intolerância à frutose também causa sintomas como flatulência e diarreia. Os sintomas desagradáveis surgem porque o intestino delgado não absorve frutose suficiente – especialmente encontrada nas frutas, mel e alimentos processados. É muito raro que exista intolerância à frutose desde o nascimento. A chamada intolerância hereditária à frutose é causada por um defeito enzimático congênito – leva à degradação completa da frutose no corpo.
Intolerância ao glúten
Esta forma de intolerância alimentar também é conhecida como doença celíaca. Esta é uma intolerância geneticamente determinada à proteína do glúten, encontrada em muitos tipos de grãos.
Intolerância a FODMAPs
FODMAPs são carboidratos fermentáveis encontrados em alimentos como alho, cebola, leguminosas, maçãs e leite. A intolerância a esse tipo de alimento pode causar gases, inchaço, diarreia ou constipação.
Sinais de intolerância alimentar
- Queixas gastrointestinais (por exemplo, diarreia, flatulência) após comer
- Inchaço abdominal
- Cólicas após consumir certos alimentos
- Dores de cabeça
- Constipação
- Calor e vermelhidão ou inchaço das membranas mucosas (nariz, garganta, boca)