Iranianos incendeiam hospital com medo do coronavírus
Autoridades do Irã dizem que o ataque foi estimulado por rumores infundados; país é um dos mais afetados pelo novo vírus
Na noite da última sexta-feira, 28, uma multidão incendiou um hospital que atenderia pacientes com coronavírus, em Bandar Abbas, no sul do Irã. O ataque foi motivado pelo medo da doença, que já vitimou ao menos 34 pessoas naquele país.
Pelo boato que foi espalhado, segundo relatos da mídia local, a cidade iraniana receberia dez pacientes com coronavírus que estavam em quarentena em outro local. Imagens do ataque foram divulgadas nas redes sociais.
O hospital possui uma ala dedicada ao atendimento de pacientes com coronavírus, mas, segundo a diretora de relações públicas da Universidade de Ciências Médicas de Hormozgan, Fátima Norouzian, a transferência era apenas uma mentira.
Cuidados para prevenir o coronavírus
Diante do primeiro caso confirmado no Brasil, o Ministério da Saúde reforça as medidas de prevenção para evitar que o vírus se espalhe por aqui. São cuidados simples que reduzem o risco geral de contrair ou transmitir infecções respiratórias agudas. Entre as medidas estão:
- evitar contato próximo com pessoas que sofrem de infecções respiratórias agudas;
- realizar lavagem frequente das mãos, especialmente após contato direto com pessoas doentes ou com o meio ambiente;
- utilizar lenço descartável para higiene nasal;
- cobrir nariz e boca quando espirrar ou tossir;
- evitar tocar mucosas de olhos, nariz e boca;
- higienizar as mãos após tossir ou espirrar;
- não compartilhar objetos de uso pessoal, como talheres, pratos, copos ou garrafas;
- manter os ambientes bem ventilados;
- evitar contato próximo a pessoas que apresentem sinais ou sintomas da doença;
- Profissionais de saúde devem utilizar medidas de precaução padrão, de contato e de gotículas (máscara cirúrgica, luvas, avental não estéril e óculos de proteção).
Devo usar máscaras para me proteger?
No atual estágio da epidemia, o uso de máscara não é uma recomendação para a população em geral, apenas para pessoas que apresentem os sintomas, para que essas evitem a transmissão. Além dos infectados com o vírus, cuidadores desses doentes e profissionais de saúde também são orientados a fazerem uso desse recurso.
Saiba mais sobre os sintomas e formas de transmissão no link abaixo.