Ivete Sangalo revela que congelou óvulos para nova gravidez

Por: Redação Comunicar erro

A cantora Ivete Sangalo revela que aproveitou bastante a viagem recente à Europa para namorar bastante e pensa em dar ao filho, Marcelo, 7, uma irmã ou irmão: “A gente ‘berimbô’, legal!”, segundo matéria do Extra.

“Furunfando a gente está. Quero engravidar da forma mais natural possível”, diz

Ela e o marido, Daniel, planejam uma nova gravidez: “Furunfando a gente está. Quero engravidar da forma mais natural possível. Mas é claro que, aos 45 anos, as coisas ficam mais difíceis, já não produzo mais óvulos como antes. Por isso, congelei os meus”, revela. Leia matéria completa.

Como funciona o processo 

O congelamento de óvulos, ou criopreservação, é feito para que estes sejam preservados e usados novamente depois de certo tempo.

A mulher passa por um processo de indução de ovulação, tomando remédios via oral ou injeções subcutâneas que agem nos folículos do ovário, local onde se desenvolvem os óvulos. Durante o uso dos medicamentos, é feito um acompanhamento do crescimento folicular por meio de ultrassonografias em série e exames com dosagens hormonais, como explica matéria do Minha Vida.

Assim que os folículos atingem um tamanho considerado adequado, aplica-se a injeção subcutânea do hormônio hCG, que permite que a ovulação ocorra entre 36 e 40 horas depois.

Nas técnicas de ‘coito programado’ e na ‘inseminação artificial’ a indução é feita em menores doses, apenas para que aumente a produção dos óvulos e, como isso, haja mais chances de haver fecundação.

Já para a ‘fertilização in vitro’, com ou sem ICSI (injeção intracitoplasmática de espermatozoides), é preciso que o estímulo seja aumentado para que um maior número de óvulos seja aspirado e,  depois, fecundados em laboratório.

A coleta é um procedimento cirúrgico simples que requer uma sedação e dura em média 20 minutos. É feita uma punção transvaginal, guiada por ultrassom, que aspira o líquido do interior dos folículos e, junto com ele, os óvulos.

Crédito: Getty Images/iStockphotoPara o congelamento dos óvulos são necessárias 3 etapas

A reserva ovariana e a resposta aos remédios da indução da ovulação é que determinarão a quantidade de óvulos que a paciente irá congelar.

Para que o congelamento dos óvulos seja feito de forma correta, são necessárias 3 etapas:

  • Primeiro são adicionadas substâncias crioprotetoras, para evitar a formação de cristais de gelo no interior dos óvulos, o que impediria que eles pudessem ser utilizados novamente. Elas também preservam as estruturas internas dessas células, impedindo sua destruição.
  • Depois são aplicadas as técnicas de congelamento, que pode ser lenta (redução de temperatura a uma velocidade de 0,5 a 2,0ºC por minuto) ou por vitrificação – congelamento ultrarrápido – onde os óvulos são congelados a 2500 °C por minuto. A vitrificação é o método mais utilizado hoje em dia, pois os estudos mostram que é a técnica que menos prejudica os gametas e embriões.
  • Após congelados, os óvulos são armazenados em tanques de nitrogênio líquido,  sob a temperatura de -196 ºC, em pequenas palhetas com sua identificação e podem ficar armazenados por tempo indeterminado.

Leia matéria completa

Compartilhe:

1
03:38
Cuidados e prevenções para a saúde das mulheres
Dores menstruais parecem típicas, mas podem ser um sinal de endometriose. Hoje, a Dra. Luiza Cadioli, médica de família e comunidade, …
2
02:37
Saiba quais são os sintomas do Transtorno bipolar
O transtorno bipolar vai além das variações de humores. Hoje, o Dr. Jair de Jesus Mari, psiquiatra e professor da Unifesp, …
3
01:40
O que é a Fibromialgia e quais os sintomas?
Você já sentiu dores intensas em algumas partes do corpo? Hoje, a Dra. Luiza Cadioli, médica de família e comunidade, fala …
4
04:15
Quais são os sintomas que indicam diabetes?
Você sente uma fome excessiva, mas não consegue identificar o por quê? Hoje, a Dra. Luiza Cadioli, médica de família e …
5
04:43
Quais são os sintomas da Esquizofrenia?
A esquizofrenia é um dos tipos da psicose, que é um sintoma que descreve condições que afetam a mente. Hoje, o …
6
03:10
Como os fatores sociais impactam a expectativa de vida
Saneamento básico e desemprego são alguns dos fatores que podem impactar diretamente com a nossa longevidade. Hoje, a Dra. Aline de …
7
01:28
Psicose: saiba como identificar
Pensamentos vagos e incoerentes? Como identificar um surto psicótico? Hoje, o Dr. Jair de Jesus Mari, fala sobre os sintomas da …
8
02:11
Saiba como identificar os sintomas da diverticulite
A diverticulite tem se tornado uma doença comum, principalmente para pessoas acima dos 60 anos. Hoje, o Dr. Raul Cutait, médico …