Já viu um bebê nascer sentado? Fotos de parto pélvico comovem

Na situação de a mulher decidir por um parto pélvico vaginal, é recomendado que seja informada sobre o maior risco de
morbidade e mortalidade perinatal e neonatal e que a assistência seja realizada por profissionais experientes na assistência ao parto pélvico, mediante termo de consentimento informado.

Raychel é uma mãe australiana que, a quatro dias da data prevista para o seu parto normal, foi surpreendida pela posição em que estava o seu bebê. Sentado, o bebê pode ter maior dificuldade para nascer e oferecer riscos à mãe. No entanto, nem sempre esta posição configura uma obrigatoriedade para a cesárea.

Com registros da fotógrafa Karyn Loftesness, o parto de Raychel foi pélvico vaginal, e trouxe ao mundo o pequeno Silas. As fotos impressionam e comovem, além de levantar uma reflexão sobre a importância de considerar as particularidades e escolhas de cada mulher, desde que com o devido acompanhamento de profissionais experientes.

Registros do parto pélvico feitos pela fotógrafa Karyn Loftesness.

A orientação do Ministério da Saúde, segundo o documento Diretrizes de Atenção à Gestante – a Operação Cesariana, de 2016, é que o parto pélvico vaginal deve ser feito com a devida conscientização da gestante sobre possíveis riscos.

“Na situação de a mulher decidir por um parto pélvico vaginal, é recomendado que seja informada sobre o maior risco de morbidade e mortalidade perinatal e neonatal e que a assistência seja realizada por profissionais experientes na assistência ao parto pélvico, mediante termo de consentimento informado”. Clique aqui para ler as orientações na íntegra.


Veja as fotos:

Leia mais: