Jeito de comer pode causar diabetes e outras complicações
Pesquisadora alertou que engolir alimentos pode ter sérias implicações para a saúde e aumentar risco de doenças
Não somente o que se come, mas o jeito como se come pode ser determinante para a saúde. Pelo menos é o que defende um estudo do King’s College, de Londres. Segundo os especialistas, comer rápido demais pode aumentar o risco de uma pessoa desenvolver diabetes.
A nutróloga e pesquisadora Sarah Berry alertou que engolir a comida sem mastigar adequadamente pode não somente aumentar o peso corporal como causar complicações para a saúde.
Ela explicou que o cérebro precisa de tempo, de 5 a 20 minutos, para perceber que está cheio.
- Saiba quais são os alimentos que causam pico de glicose no sangue
- 9 sinais de demência precoce para ficar atento em você e em seus familiares
- Entenda quando a dor de cabeça é sinal de pressão alta
- Descubra o poder da romã para a saúde do coração
Se a pessoa não respeita esse tempo e come muito rapidamente, é mais fácil comer mais do que realmente precisa. Isso, com o tempo, pode levar à obesidade e causar doenças graves, incluindo diabetes tipo 2 e aumento da gordura visceral.
Por outro lado, segundo ela, comer mais devagar e mastigar a comida aumenta a resposta dos hormônios reguladores do apetite, o que pode ajudar a manter um peso saudável.
Também estimula mais a liberação de insulina, o que significa melhor controle da glicose.
Risco de síndrome metabólica
Berry também menciona um estudo de 2017, realizado na Universidade de Hiroshima, no Japão, que descobriu que “comedores rápidos tinham quase o dobro de chances de desenvolver síndrome metabólica”.
A síndrome metabólica é o termo médico para uma combinação de diabetes, pressão alta e obesidade. Além do mais, comer rápido foi associado açúcar no sangue mais alto e colesterol alto.