Jornalista Evaristo Costa é internado após complicação da doença de Crohn
O jornalista foi diagnosticado com a doença de Crohn há 4 anos: "Ainda não aprendi como conviver"
O jornalista Evaristo Costa, que atualmente mora na Inglaterra, foi internado em uma Unidade de Terapia Intensiva (UTI) devido a complicações da doença de Crohn, uma doença inflamatória intestinal crônica.
“E minha ‘querida’ doença de Crohn me trouxe de novo para o médico com algumas complicações. E agora para a emergência de novo. Estão me perguntando se tenho dor. Sim, tenho fortes dores abdominais”, relatou Evaristo em seu perfil no Instagram.
O jornalista teve que recorrer à morfina para aliviar as intensas dores decorrentes da condição. Ele está internado desde a última sexta-feira, 12.
- Como reconhecer a deficiência de vitamina K e seus efeitos no corpo?
- Atletas de final de semana: 5 principais fatores que podem levar à artrose do joelho
- Carnes processadas elevam risco de hipertensão, mostra estudo brasileiro
- Ombro congelado e diabetes: como a doença afeta sua articulação
Sintomas graves e complicações
A internação foi necessária após Evaristo apresentar sintomas como diarreias, que em casos de doença de Crohn pode conter sangue, febre e perda de peso.
O jornalista também destacou a baixa imunidade que a condição traz, que deixa o corpo mais sujeito a infecções, como uma que afetou sua perna recentemente. “Se eu não me cuidar, posso ter complicações como anemia e graves infecções”, esclarece.
“Dessa vez acabei surpreendido com uma sepse urinária. Ainda bem que me mexi a tempo e estou recebendo o tratamento adequado num hospital de excelência do NHS (gratuito)”, explicou em uma publicação.
Segundo o jornalista, ele descobriu que tem a doença de Crohn há cerca de 4 anos: “Vê-se que ainda não aprendi como conviver e controlá-lo. Mas chego lá! Sigo com minha resistência imunológica na ‘sola do pé’.”
Alta hospitalar ainda não liberada
Apesar das expectativas de alta hospitalar, após a realização de exames e o controle dos sintomas, os médicos decidiram manter o jornalista sob supervisão.
“Por enquanto sigo sem previsão de alta, recebendo medicação intravenosa e a esperar do efeito dos antibióticos e da remissão do Chron”, afirmou Evaristo.
O jornalista, famoso nas redes sociais (com mais de 7 milhões de seguidores no Instagram), tem compartilhado seu período no hospital nos Stories. Nesta segunda-feira, 15, inclusive, ele compartilhou com os seguidores que vai trocar de quarto.
Entenda a doença de Crohn
A doença de Crohn é uma condição crônica que não tem cura e está entre os tipos mais comuns de doenças inflamatórias intestinais.
Ela atinge o intestino delgado e o cólon, mas pode afetar outras partes do trato gastrointestinal. Considerada grave e fator de risco para o câncer de intestino, ela não manifesta uma razão específica para o desenvolvimento de seu quadro.
Embora ela possa ocorrer em qualquer idade, o diagnóstico ocorre com mais frequência em adultos jovens (20 a 40 anos). Os sintomas, de acordo com o Ministério da Saúde, podem incluir:
- febre;
- diarreia;
- cólica abdominal;
- perda de peso;
- sangramento retal.
O tratamento serve para controlar a doença, mas nem sempre é suficiente para evitar complicações ou crises.