Jovem que teve câncer de colorretal aos 27 anos alerta para sintomas

Os diagnósticos desse tipo de câncer têm aumentado misteriosamente entre os jovens adultos

A australiana Vanessa Mendico, que foi diagnosticada com câncer colorretal em estágio três aos 27 anos, fez um alerta sobre os primeiros sinais da doença.

A jovem, que mora na Austrália, contou que manchas de sangue em suas fezes lhe chamaram a atenção em fevereiro do ano passado.

Sangue nas fezes foi o primeiro sinal de câncer colorretal
Créditos: reprodução/Instagram/vanessa Mendico
Sangue nas fezes foi o primeiro sinal de câncer colorretal

Meses depois, ela começou a ter fortes cólicas, fadiga e notou mudanças em seus hábitos intestinais. Por conta desses sintomas, seu médico pediu urgência nos exames que acabaram constatando o tumor em seu reto.

Vanessa ficou surpresa, pois tinha uma vida saudável, se exercitava cinco ou seis vezes por semana, tinha uma dieta equilibrada, não fumava e raramente bebia álcool.

O estágio três indica que o tumor ainda está localizado, o que possibilita tratamento com cirurgia, com ou sem quimioterapia.

No caso de Vanessa, ela passou por uma cirurgia para a retirada do tumor e por nove rodadas de quimioterapia. Agora, está em remissão.

A jovem, hoje com 29 anos, ainda precisa fazer uma colonoscopia todos os anos para garantir que o câncer não retorne.

Incidência entre os mais jovens

O câncer colorretal, também chamado de câncer de intestino, é normalmente visto como uma doença mais comum a partir dos 60 anos. Porém há um número crescente de casos sendo diagnosticados entre adultos mais jovens.

Os médicos não sabem ao certo o que está provocando o aumento de casos entre os jovens, mas os cientistas sugerem que o uso excessivo de antibióticos ou infecções fúngicas podem ser os culpados.

Sintomas mais comuns de câncer colorretal

O câncer colorretal é aquele que envolve a parte inferior do sistema digestivo: o intestino grosso e o reto. Esse tipo de câncer é o terceiro mais diagnosticado no mundo todo. O diagnóstico precoce é vital, e é por isso que todos precisam estar cientes dos sinais e sintomas. Esses incluem:

  • sangue nas fezes
  • mudanças persistentes nos hábitos intestinais
  • dor abdominal
  • estômago inchado
  • perda de peso inexplicável

É importante dizer que existem outras doenças que apresentam sintomas semelhantes aos citados acima. E manifestar alguns desses sinais não necessariamente quer dizer que você tem câncer. É preciso consultar um médico, que pedirá exames para investigar as causas.

De acordo com a Sociedade Brasileira de Patologia (SBP), cerca de 30% de todos os cânceres de intestino (cânceres colorretais) são causados pelos seguintes fatores:

  • baixo consumo de fibras alimentares;
  • sedentarismo;
  • consumo de carne processada;
  • consumo de carne vermelha acima do recomendado (até 500 gramas por semana);
  • consumo de bebidas alcoólicas;
  • excesso de peso.