Jovem com câncer terminal desabafa nas redes sociais
"Não é fácil admitir que estou morrendo", escreveu em postagem no Instagram
A australiana Natalie Fornasier descobriu câncer de pele ao notar uma verruga em um dedo do pé. Por oito anos, ela lutou contra a doença e agora passa por cuidados paliativos.
Em novembro, os médicos disseram que não há mais tratamento possível para salvá-la. “Não é fácil admitir que estou morrendo”, desabafou.
“Aos 28 anos… tudo parece errado. As conversas que tive, os planos que tive que fazer, os lugares onde meus pensamentos foram e ainda estão indo – nada disso é natural. É doloroso.”
- 5 sinais discretos na pele podem sinalizar diabetes; saiba reconhecer
- Estes sinais podem indicar doença silenciosa no fígado
- 4 sinais de alerta que podem indicar câncer renal
- Sintoma inicial de câncer que muitas pessoas ignoram
Ela divulga o seu dia a dia nas redes sociais e, com a piora no estado de saúde, começou uma campanha de financiamento coletivo para cobrir as despesas do funeral e do enterro.
Câncer
O câncer de pele ocorre principalmente nas áreas do corpo que são mais expostas ao sol, como rosto, pescoço e orelhas. Saber os sinais de alerta para identificá-lo precocemente é muito importante, pois isso aumenta as chances de cura.
O câncer da pele pode se assemelhar a pintas, eczemas ou outras lesões benignas. Somente um exame clínico feito por um médico especializado ou uma biópsia podem diagnosticar a doença, mas é importante estar sempre atento a seguintes mudanças:
Sinais do câncer de pele
- Manchas que coçam, descamativas ou que sangram
- Sinais ou pintas que mudam de tamanho, forma ou cor
- Feridas que não cicatrizam em até quatro semanas
É importante dizer que em alguns casos, o câncer apresenta todas as alterações, enquanto outros podem ter apenas uma ou duas características incomuns.
Então, se você observar qualquer novo sinal na pele ou mudança em uma pinta ou mancha que já existia deve servir de alerta para procurar um dermatologista.
Uma técnica didática também ajuda no reconhecimento de possíveis sintomas. Ela se chama ABCDE: